Clientes de um lado, vendedores de outro e uma divisória separando os dois. Assim era o box de venda de passagens da Guanabara no terminal Rodoviário Engo. João Thomé, em Fortaleza, por muitos anos. O modelo foi estabelecido pela própria engenharia da rodoviária, construída nos anos 70, mas a Guanabara identificava que aquele sistema não condizia com a missão da empresa de oferecer satisfação aos clientes em todos os sentidos. Com o anúncio da ampla reforma pela qual passaria o terminal, a Guanabara buscando sempre se diferenciar e prestar um serviço de excelência, decidiu então construir um novo box de atendimento ao cliente, na referida rodoviária.
Em setembro de 2008, as obras tiveram início e a Guanabara ousou mais uma vez trazendo uma proposta inovadora de conceito em box de venda de passagens, inspirada em exemplos adotados em rodoviárias de outras regiões do país. O layout do novo box era funcional e atendia aos padrões estéticos mais modernos seguindo o conceito de uma agência de viagens, até então, único no Brasil.
O novo box possuía uma área de 120m², com portas de vidro automáticas, ambiente climatizado, 40 cadeiras de espera, 12 guichês de atendimento regular e mais dois para atendimento preferencial, além de oferecer os serviços de água mineral e TV de LCD. A construção do novo box durou dois meses e foi inaugurado em dezembro de 2008.
A inovação do box não foi somente na arquitetura, que permitiu mais conforto para os clientes, mas também no serviço. Foi implantado ainda um sistema de chamada inteligente que emitia uma senha a cada passageiro na chegada à agência, agilizando o atendimento e separando os clientes comuns, dos preferenciais e dos clientes do Programa Afetividade. O sistema permitia o gerenciamento da fila de forma que a espera não passasse de 10 minutos em horários de pico.
Em 2010, após expansão da Guanabara com as linhas intermunicipais no Ceará, foi feita uma ampliação na quantidade de guichês de atendimento, aumentando para 16 a quantidade total de pontos de atendimento no box. No primeiro semestre de 2010, foi inaugurada agência modelo de Brasília, em dezembro do mesmo ano foi a vez de Juazeiro do Norte, no Ceará, ganhar uma agência Conceito. Em 2012, foram inauguradas as agências de Crato e Sobral e em março de 2013 inaugurou a Agência Conceito de Patos, na Paraíba.
E, dando continuidade a modernização das suas principais agências pelo país, em maio deste ano, a Guanabara vai inaugurar mais uma Agência Conceito no Ceará. Desta vez, no Terminal Rodoviário de Iguatu, importante polo econômico da Região Centro-Sul do Estado.
Fonte e fotos: Expresso Guanabara