Cidades do RN também adotam novas tecnologias em transporte de passageiros

O uso de tecnologias para aprimorar o transporte de passageiros vem crescendo no Rio Grande do Norte. Em Natal, o sistema de bilhetagem eletrônica será implantado nos ônibus das empresas Expresso Oceano e Viação Cidade das Dunas, que fazem o transporte coletivo entre a capital potiguar e a cidade de Ceará-Mirim.
Desenvolvido pela empresa Transdata Smart, o sistema de bilhetagem eletrônica TDMAX já é utilizado em mais de 130 cidades no Brasil. A tecnologia diminui a circulação de dinheiro nos ônibus e o risco de assaltos, além de aumentar a agilidade no embarque e desembarque de passageiros.
A Expresso Oceano também vai implantar o sistema de tarifa seccionada, na frota que circula de Natal a Pipa e de Extremoz a Natal.
Por meio de coordenadas de GPS, a tecnologia TDMAX SECC calcula a tarifa com base nos pontos de embarque e de desembarque de cada passageiro. O pagamento é feito com cartão e os créditos podem ser comprados pela internet (no caso de vale-transporte ou passe-escolar) e carregados dentro do próprio ônibus, ao aproximar o bilhete da catraca eletrônica.
A tarifa seccionada facilita a integração de linhas – distribuindo o custo do transporte de modo mais justo entre todos os usuários, além de proporcionar mais agilidade no embarque e desembarque. E a ferramenta facilita ainda a gestão das empresas de transporte, com relatórios que analisam o fluxo de passageiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.