A parceria Eletra (empresa brasileira especializada em veículos de transporte urbano com tração elétrica) e Mercedes-Benz apresentou o HíbridoBR, ônibus desenvolvido sobre chassi O-500 U. A designação “híbrido” acontece quando o veículo tem duas fontes de energia. No caso deste ônibus, um grupo motor gerador e um banco de baterias.
A Mercedes-Benz já deu início às vendas do novo HíbridoBR, que se destaca pela tecnologia totalmente nacional e pelo baixo índice de poluentes. “A primeira encomenda desse veículo foi feita pela Metra, empresa de transporte urbano de passageiros de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo”, informa Walter Barbosa, diretor de Vendas de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Fruto de uma parceria com a Eletra, o HíbridoBR contribui para a melhoria da qualidade do ar e maior proteção do meio ambiente. Ele amplia a nossa linha de ônibus, que oferece modelos para todas as demandas do mercado.”
No HíbridoBR apenas o motor elétrico movimenta o veículo, caracterizando a tecnologia “híbrido em série”. O motor elétrico foi desenvolvido pela WEG, que já fabricou mais de 200 unidades com essa tecnologia. A energia para o motor elétrico vem de um grupo motor gerador formado por um motor veicular Mercedes-Benz – Euro V – movido a diesel comum, Biodiesel ou mesmo diesel de cana-de-açúcar, e um gerador também fabricado pela WEG.
Um banco de baterias tracionárias, desenvolvido pela Moura, complementa a energia disponível para o motor elétrico, quando necessário. Em cada parada para entrada de passageiros ou semáforos, o grupo motor gerador recarrega as baterias, que são de chumbo ácido, fabricadas no Brasil e 100% recicladas no centro de desenvolvimento da Moura.
O motor diesel aplicado nesta tecnologia do ônibus elétrico, além de ser menor que o aplicado a um ônibus diesel similar, opera em rotação constante, o que reduz muito a emissão de poluentes pois, nas acelerações, é o motor elétrico que atua. O motor diesel permanece em rotação constante (calibrada para o ponto ideal de baixa emissão e de baixo consumo) ou em marcha lenta. É fácil perceber a diferença. No híbrido com tecnologia em série apenas o motor elétrico traciona o ônibus.
Além de reduzir as emissões, a tecnologia aplica o conceito de “frenagem regenerativa”, que permite a recuperação de energia nas frenagens, também conhecido na Fórmula 1 como KERS – Kinetic Energy Recovery System (Sistema de Recuperação de Energia Cinética). Simplificando: quando o freio é acionado, o motor elétrico vira um gerador e a energia que seria desperdiçada na frenagem é reaproveitada e armazenada no banco de baterias.
A otimização do motor diesel para a aplicação, a eficiência dos motores elétricos, a tecnologia de baterias, o sistema de frenagem regenerativa e a tecnologia de tração que gerencia todos os conjuntos permitem que o ônibus elétrico híbrido reduza a emissão de poluentes em até 95% e o consumo de combustível em torno de 20%.
Atendimento ao Proconve P7: O chassi do HíbridoBR fornecido pela Mercedes-Benz é o modelo O 500 U “low entry” (entrada baixa), para carroçarias de até 12 metros de comprimento e com 18 toneladas de peso bruto total – PBT. Seu motor OM 924 LA de 4 cilindros oferece uma potência de 136 kW a 2.200 rpm, com torque de 700 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm. O motor OM 924 LA atende aos limites de emissões da legislação Proconve P-7 (Euro V), podendo utilizar tanto o diesel S50 como o diesel de cana ou BioDiesel B20.
O HíbridoBR oferece mais vantagens operacionais. O veículo não tem câmbio, a frenagem é elétrica e o motor opera em condição ideal, com aceleração controlada. Todo o gerenciamento do sistema é eletrônico. Os ônibus híbridos são confortáveis para os usuários. O controle eletrônico da aceleração evita os trancos típicos da largada e retomada. O motor diesel é isolado acusticamente na traseira do veículo, o que diminui o ruído interno e externo. O condutor do veículo trabalha com muito mais conforto, bem estar e tranquilidade. O HíbridoBR pode ser encarroçado por todas as empresas do setor no Brasil.
A Eletra está no mercado há mais de 30 anos e fabrica veículos elétricos nas versões trólebus (rede aérea); híbrido (grupo motor gerador + baterias) e elétrico puro (baterias), que podem ser adotadas em veículos para transporte urbano de passageiros. Em 1999, a Eletra criou o primeiro ônibus elétrico híbrido com tecnologia brasileira. Hoje, a marca está presente em 300 trólebus e em 45 híbridos em operação na Grande São Paulo, além de cidades como Rosário, na Argentina, e Wellington, na Nova Zelândia.
“O HíbridoBR é o primeiro com tecnologia 100% nacional a circular no País”, informa Curt Axthelm, gerente de Marketing de Produto Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, que também confirma novas possibilidades para essa tecnologia. “Também estamos trabalhando no desenvolvimento desta tecnologia híbrida para os nossos modelos de ônibus articulados”, diz Curt Axthelm. Ieda Maria Alves de Oliveira, gerente Comercial da Eletra, revela que também está conversando com a Mercedes sobre o desenvolvimento conjunto de um outro veículo híbrido, de porte médio, mas para o setor de carga.
Fonte e foto: Transpoonline