Editorial UNIBUS RN: Laços de amizade

Na busologia, considera-se um trunfo poder ter algum tipo de relacionamento com as empresas e montadoras de ônibus. Afinal de contas, são elas que nos motivam a praticar esse hobby, estudando suas práticas e fotografando seus ônibus, por exemplo. Mas, nunca se pensou, por parte de quem é admirado ou estudado, como poder retribuir o que os admiradores fazem por aquela empresa ou montadora, seja de que tamanho for.
Porém, com o advento das redes sociais, parece que a coisa está mudando. Cada vez mais, grandes corporações do ramo de transporte, seja ele urbano ou rodoviário, onde podemos incluir empresas, montadoras e fabricantes de chassis, estão se aproximando de quem os admira para poder estreitar os laços de amizade.
Um exemplo recente é a Mascarello. Como mostramos nesta semana, a encarroçadora paranaense está se aproximando cada vez mais dos busólogos com várias ações nas redes sociais que a empresa possui conta. Principalmente por meio de promoções, a marca, que está completando 10 anos de atividades em 2013, cativa mais fãs para si.
Para celebrar tal data, a montadora mandou postais para diversos busólogos por todo o país e está fazendo diversas promoções nas suas redes sociais. Uma delas, inclusive, premiou um busólogo potiguar e o UNIBUS RN mostrou um ensaio fotográfico com o prêmio: uma miniatura de um dos modelos fabricados pela Mascarello.
Com certeza, é uma decisão acertada das companhias. Atitudes como a da marca paranaense só mostram o quanto está sendo importante para as empresas e montadoras a proximidade com aqueles que as admiram. Pode-se até dizer que é uma estratégia de marketing, pois é através, muitas vezes, dos busólogos que tais marcas conquistam fama, credibilidade e espaço em um mercado tão essencial para a população.
Mas, não é só a Mascarello que possui tal proximidade. No ano passado, a Volvo, através de sua Caravana, movimentou as redes sociais com publicações voltadas exclusivamente para quem admira ou estuda o ônibus. Com tal visão, o evento foi um sucesso por todo o país, com uma maciça cobertura da imprensa – sobretudo, dos blogs e sites especializados.
Agora, é esperar que essa proximidade saia do campo virtual para o real. Infelizmente, empresas como a Itapemirim, que está dedicando a reforma de alguns ônibus para ostentarem suas pinturas anteriores e fazendo eventos de divulgação para os busólogos, e a Expresso Guanabara, que organiza anualmente em Fortaleza o maior encontro do hobby no Brasil, são exceções no tratamento ao admirador do ônibus.
Mas, torcemos que tal panorama mude e, cada vez mais, os laços de amizade entre quem admira e quem é admirado possam ficar cada vez mais fortes. Todos saem ganhando e, com certeza, o hobby e as empresas ganharão bastante.

1 comentário em “Editorial UNIBUS RN: Laços de amizade”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo