Em novembro, a Marcopolo inicia a produção de 70 unidades do ônibus urbano Viale BRT que serão utilizados no Move, sistema BRT da capital mineira, Belo Horizonte, cujo funcionamento está previsto para o início de 2014. Desenvolvido especificamente para este tipo de aplicação em transporte coletivo de centros urbanos, o modelo, que consumiu dois anos de pesquisa e desenvolvimento, tem 21 metros de comprimento e capacidade para transportar até 145 passageiros.
Internamente, o veículo traz maior largura, que associada à configuração das poltronas, permite maior área livre, o que facilita a circulação. A altura também maior proporcionou a inclusão de dutos de ar, alto-falantes e espaço para propagandas nas laterais superiores. Como itens de facilidade, o Viale BRT traz pode ser oferecido com GPS, televisão digital, internet sem fio (wireless), câmeras de segurança, computador de bordo, sistemas de indicação de parada audiovisual e sistema de gerenciamento de frota.
O modelo da Marcopolo tem ainda câmbio automático e sistema de segurança que faz com que o ônibus se movimente apenas com as portas fechadas. O veículo atende as exigências dos sistemas de plataformas de embarque existentes no País, com opção de porta com 1,1 metro de vão livre na frente do rodado dianteiro e piso elevado, adaptados para pessoas com mobilidade reduzida.
Fonte e foto: Automotive Business