A Mercedes-Benz, marca de ĂŽnibus da Daimler Buses esteve presente no maior evento do setor de transporte de passageiros do mundo, a Busworld 2013, que aconteceu na cidade belga de Kortrijk, entre os dias 18 e 23 de outubro. Em destaque, a adequação dos ĂŽnibus urbanos e rodoviĂĄrios das marcas pertencentes ao Grupo Daimler Ă s novas normas de emissĂ”es Euro 6, que entrarĂŁo em vigor em 2014. A nova geração de ĂŽnibus concilia tecnologia com economia, assegurando melhor custo-benefĂcio do que os modelos precedentes.
No estande da Empresa, estiveram expostos nove ĂŽnibus urbanos e rodoviĂĄrios das marcas Mercedes-Benz e Setra. AlĂ©m disso, outros modelos urbanos e rodoviĂĄrios estarĂŁo disponĂveis para test-drive.
Novo Tourismo K: O ĂŽnibus rodoviĂĄrio de turismo campeĂŁo de vendas da Europa se consolida e ainda tem suas vantagens destacadas na Busworld. A Mercedes-Benz estĂĄ acrescentando a essa sĂ©rie de modelos o Tourismo K compacto, com comprimento de 10,32 metros. Ao mesmo tempo, estĂĄ apresentando novos motores, limpos, econĂŽmicos e refinados, que jĂĄ atendem ao Euro 6. AlĂ©m disso, o Tourismo estĂĄ mais confortĂĄvel, seguro e atraente do que nunca, graças as suas caracterĂsticas adicionais.
O compartimento de passageiros possui uma altura interna agradåvel, de 2.010 mm, e espaço para 41 assentos. Os bancos Travel Star Eco são tão confortåveis quanto funcionais. Podem variar até a versão Luxline, com descanso de braços no lado do corredor, encostos ajuståveis e descanso para os pés. O Tourismo K pode ser equipado, opcionalmente, com toalete ou uma cozinha compacta.
Sprinter City, Transfer e Travel asseguram versatilidade de aplicaçÔes: O segmento de miniĂŽnibus desempenha um papel cada vez mais importante para a Mercedes-Benz, que pode oferecer uma solução com vantajoso custo/benefĂcio para transporte urbano e em curtas distĂąncias.
A gama de miniĂŽnibus Mercedes-Benz estĂĄ dividida em quatro linhas de produtos: Sprinter Mobility, Sprinter Transfer, Sprinter City e Sprinter Travel. As designaçÔes referem-se Ă s suas diferentes ĂĄreas de aplicação: o Mobility Ă© especializado no transporte de passageiros com mobilidade limitada. O Transfer Ă© um veĂculo polivalente, apropriado para operar em serviços de turismo e transferĂȘncia. O City Ă© um miniĂŽnibus altamente especializado para serviços regulares, enquanto o Travel Ă© dedicado ao transporte rodoviĂĄrio de turismo.
Novidades nas famĂlias Travego e Citaro: HĂĄ dois anos, sob a denominação âEdition 1â, o Travego, ĂŽnibus de turismo de luxo da Mercedes-Benz para longas distĂąncias, foi o primeiro rodoviĂĄrio do mundo, de sĂ©rie, a apresentar um trem de força compatĂvel com a norma Euro 6. O que começou com as versĂ”es de trĂȘs eixos, agora tem continuidade com o Travego 15 RHD de dois eixos.
Os modelos bĂĄsicos da nova sĂ©rie do Citaro â o Citaro e o Citaro G â jĂĄ foram totalmente convertidos ao Euro 6 hĂĄ um ano. Agora, eles sĂŁo seguidos pelas versĂ”es de entrada baixa Citaro LE. Tanto em termos de design, quanto em aspectos tĂ©cnicos, esse passo equipara o Citaro LE Ă nova geração desses ĂŽnibus de serviços regulares.
Aumenta o nĂșmero de ĂŽnibus da FamĂlia Intouro: Com vendas anuais atuais de mais de 1.000 unidades, o Mercedes-Benz Intouro Ă© um campeĂŁo de vendas no setor de ĂŽnibus rodoviĂĄrios. Desde sua apresentação, em 2006, a Mercedes-Benz produziu cerca de 6.000 unidades e a produção anual segue crescendo. O Intouro estĂĄ agora mais bonito, devido Ă s novas versĂ”es e novos tamanhos. O mesmo se aplica ao novo trem de força, que atende Ă norma Euro 6, com mais opçÔes de customização.
O novo Intouro L, com atĂ© 63 assentos para os passageiros, Ă© apropriado, sobretudo, para as rotas de longas distĂąncias entre cidades, nas quais hĂĄ uma alta demanda de grande capacidade de transporte. Com a utilização total dos bancos e do compartimento de bagagem, esse ĂŽnibus Ă© altamente recomendado para os paĂses nos quais o Peso Bruto Total para veĂculos de dois eixos ultrapasse as 18 toneladas.
Fonte e imagem: Mercedes-Benz