A fabricante de carrocerias Marcopolo registrou crescimento de 10,4% em sua produção mundial. A empresa alcançou 15.858 unidades de janeiro a setembro, ante 14.367 fabricadas no mesmo período de 2012, e atingiu receita líquida consolidada de R$ 2,737 bilhões.
De acordo com o diretor-geral da Marcopolo, José Rubens de la Rosa, o desempenho da Marcopolo no ano foi puxado pelo volume de produção alcançado no período de julho a setembro, melhor trimestre do ano para o setor de ônibus no Brasil.
“A produção brasileira destinada ao mercado interno cresceu 22,6% em relação ao terceiro trimestre de 2012. Os segmentos de fretamento e turismo permanecem aquecidos, bem como a demanda por micro-ônibus, fomentada pelo programa ‘Caminho da Escola’, do Governo Federal, e pelo fluxo de turistas esperado no período da Copa do Mundo de futebol de 2014”, salienta o executivo.
Em contrapartida, a demanda por ônibus rodoviários de média e larga distâncias e ônibus urbanos apresentou retração desde o início de outubro. “A queda pontual na procura por ônibus rodoviários deve-se basicamente às licitações das linhas interestaduais, programadas para o final de maio de 2014. As atuais concessões expiraram ainda em 2008 e vinham sendo prorrogadas desde então. Ainda que o edital já tenha sido divulgado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), os operadores estão, neste primeiro momento, represando a renovação de suas frotas em razão das incertezas em relação à continuidade de suas operações”, explica De la Rosa.
Em relação aos ônibus urbanos, a retração na demanda resulta do congelamento e cortes nas tarifas municipais de algumas das principais cidades brasileiras. Para a Marcopolo, o momento é de incerteza para o segmento urbano, que enfrenta ritmo menor do que o normal.
No mercado externo, o volume físico de unidades exportadas pela Marcopolo a partir do Brasil no terceiro trimestre cresceu 11,5% sobre o segundo trimestre de 2013. Além de receitas maiores, também as margens foram beneficiadas pela desvalorização do real ante o dólar.
Em relação às empresas controladas e coligadas no exterior, a produção caiu 6,9% nos nove primeiros meses do ano, totalizando 1.437 unidades, ante 1.543 registradas no mesmo período de 2012. O destaque foi a Volgren, na Austrália, cuja produção aumentou 9,4% em comparação com os nove primeiros meses de 2012 e 43,8% em comparação com o terceiro trimestre do ano passado.
Em relação ao investimento estratégico na New Flyer, no Canadá, destaca-se maior volume de entregas nos nove meses deste ano, totalizando 1.556 unidades, 22,6% superior ao número do mesmo período do ano anterior. Houve também uma evolução nos pedidos em carteiras (firmes e opções) ao longo dos nove primeiros meses de 2013, passando de 6.325 ordens em 31 de dezembro de 2012 para 9.890 em 30 de setembro deste ano.
Fonte: Automotive Business