A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) iniciou esta semana os serviços de drenagem da avenida Capitão-Mor Gouveia que juntamente com a avenida Jerônimo Câmara será transformada no primeiro binário de Natal. A intervenção integra as obras de mobilidade urbana que a Prefeitura Municipal está desenvolvendo na cidade com vistas à melhoria na fluidez do tráfego de transportes de massa e veículos particulares. O projeto tem custo orçado em R$ 114 milhões e está sendo executado pela Empresa Industrial Técnica S/A (EIT) com prazo de entrega para maio de 2014.
O secretário adjunto de obras da Semopi, Caio Múcio, informou que a primeira etapa dos serviços de drenagem da avenida Capitão-Mor Gouveia foram iniciados no lado esquerdo do trecho entre a avenida Industrial João Mota (BR 226) e a rua Rio Grande do Sul. A drenagem do lado direito da avenida será feita num segundo momento. A obra total será realizada em oito etapas para minimizar os transtornos do trânsito na região.
“Concluímos o capeamento asfáltico da rua Dr. Lauro Pinto, que concentra as sedes do Fórum da Justiça Potiguar e do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT – RN) e agora estamos fazendo o da rua Raimundo Chaves, próxima ao Ginásio do DED em Candelária”, revelou Caio Múcio. De acordo com ele, a drenagem na rua Córdoba/Campus está sendo concluída e na próxima semana será iniciada a sua pavimentação. “É uma rua importante porque vai permitir o desvio do tráfego na avenida Capitão-Mor Gouveia. Isso vai possibilitar que a gente execute serviços em outros trechos da avenida”.
Pelo projeto, a avenida Capitão-Mor Gouveia será totalmente reestruturada. Importante via de acesso entre as regiões Sul e Oeste de Natal, a avenida vai ganhar novo asfalto em substituição ao existente, serviços de esgotamento sanitário, drenagem e faixa exclusiva para ônibus com piso de concreto, além de modificações no trânsito. Esses mesmos serviços serão executados na avenida Jerônimo Câmara.
Com a criação do binário, o trânsito nas proximidades da Rodoviária de Natal até a avenida Prudente de Morais será feito em sentido único. Já no trecho que compreende a parte final da rodoviária até a BR 226, será nos dois sentidos e com duas faixas exclusivas de ônibus. A avenida Jerônimo Câmara, por sua vez, terá fluxo de trânsito inverso ao da Mor Gouveia a partir do trecho da rua por trás da rodoviária.
A terceira etapa das obras vai beneficiar as duas vias da avenida Capitão-Mor Gouveia entre a avenida Coronel Estevam e a rua Vicente Celestino; a quarta, serviços na pista direita do trecho entre as avenidas Interventor Mário Câmara e Jaguarari e a quinta, no lado esquerdo das referidas avenidas; a sexta etapa compreende intervenções nas duas pistas do trecho entre a avenida Jaguarari e a rua São José; a sétima prevê a finalização dos serviços no trecho em frente à Rodoviária de Natal e a última etapa, a obra acontecerá em toda a extensão da Avenida Jerônimo Câmara.
As vias que servirão como desvio de tráfego passou por melhorias para atender a demanda de veículos como, por exemplo, a rua Dr. Lauro Pinto, última via a ser concluída com este fim. Para os técnicos da Semopi, a criação do primeiro binário da capital potiguar vai representar um ganho significativo na mobilidade da cidade. A expectativa é de que a velocidade dos veículos que vão circular na área vai passar de 40 para 65 quilômetros, o que contribui para um escoamento mais rápido do trânsito.
Fonte e foto: Prefeitura do Natal