A rede C40, que reúne prefeitos de grandes cidades do mundo, aposta na melhoria nos serviços de ônibus para reduzir as emissões de gases nos transportes. As ações de investimentos no transporte público rodoviário superam iniciativas em metrô, trem e VLT (veículo leve sobre trilho).
A informação consta em balanço divulgado pela rede em Johanesburgo (África do Sul), onde o grupo se reúne pela primeira vez sob a presidência do prefeito do Rio, Eduardo Paes. O documento mostra que as 59 cidades que fazem parte da rede implementaram mais de 8.000 iniciativas para a redução de emissão de gases poluentes. Elas estão distribuídas em eficiência energética, transporte, lixo, entre outros.
De acordo com relatório do grupo, há no mundo 29 projetos de vias exclusivas para ônibus, o chamado BRT (bus rapid transport, na sigla em inglês). Entre eles, 16 estão sendo construídas inclusive em cidades de países desenvolvidos.
O corredor exclusivo de ônibus vem ganhando espaço em relação ao metrô, por ser mais barato e de mais rápida construção. ”Você pode ter linhas dedicadas, e uma sinalização de tráfego diferente. Ou apenas uma forma mais fácil de pagar, embarcar e desembarcar. Nossa experiência em Nova York é que o público adora. E está crescendo o uso dos ônibus porque ele funciona”, disse o ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, presidente do Conselho do C40.
Críticos afirmam que o investimento no BRT mantém gastos no transporte rodoviário, mais poluente do que o sobre trilhos. Os defensores, porém, apontam que o sistema reduz mais rapidamente a poluição do atual sistema de ônibus, sem faixa exclusiva e disputando espaço com os carros.
Ao permitir um serviço melhor, atraem mais pessoas ao transporte público, apontam os defensores do BRT. “Quando construímos BRT, estamos tirando muitos ônibus das ruas. O Transcarioca [BRT que vai ligar o aeroporto internacional à Barra] vai tirar cerca de 2.500 ônibus das ruas. Isso é redução de emissões”, disse Paes.
Pedestres e ciclistas: A área com mais ações voltadas ao transporte é na melhoria de circulação de pedestres e ciclistas. Enquanto que em 2011 seis cidades relataram ter um sistema de bicicleta compartilhada, 36 afirmaram ter adotado o sistema em 2013. De acordo com o relatório, as ações voltadas às melhorias no sistema de ônibus somam 388, enquanto que as voltadas para o transporte sobre trilhos, 156.
Durante a Rio+20, em 2012, o C40 definiu uma meta de redução de 12% das emissões de gases poluentes, em relação ao registrado em 2005, até 2016. “As cidades têm um papel de liderança a desempenhar no combate às mudanças climáticas”, disse Bloomberg, nomeado recentemente enviado especial da ONU para Cidades e Mudanças Climáticas.
Fonte: Jornal O Hoje (GO)