O mercado de ônibus mexicano é o segundo maior da América Latina, ficando apenas atrás do Brasil. O país tem destaque em diversos segmentos, desde os micro-ônibus, passando pelos modelos básicos urbanos, até os ônibus rodoviários de alta tecnologia de dois andares. E o México tem cada vez mais despertado o interesse das fabricantes brasileiras de ônibus, tanto de chassi como de carrocerias.
A Comil Ônibus informou que uma das estratégias da encarroçadora no mercado internacional é participar de eventos e feiras de negócios do setor no país. Nos próximos dias 5,6 e 7 de março, a empresa afirmou que pretende fazer uma exibição de destaque na Expo Foro. Para a feira, a empresa diz que vai expor o ônibus de dois andares rodoviário de alto padrão modelo Comil Campione DD – Double Decker.
O segmento de ônibus de dois andares para linhas rodoviárias regulares e turismo de luxo está em expansão agora no Brasil, mas em boa parte da América Latina, como no México e na Argentina, o mercado é consolidado e uso deste tipo de ônibus já é uma tradição.
Em nota à imprensa, o gerente de exportação da Comil Ônibus, Eduardo Duro Garcia, fala que o momento é de não perder chances de negócios. “Sendo o México o segundo maior consumidor de ônibus no continente, acreditamos na relevância de estarmos presentes neste mercado atuando de forma cada vez mais participativa. Assim, poderemos abrir novas oportunidades e lançar novos conceitos ao segmento local”, disse Eduardo Duro Garcia.
Para este ano, de acordo com o executivo, já há um cronograma de encomendas e entregas do Comil Campione DD e de outros modelos mais simples da marca brasileira.
No mês de novembro do ano passado, em Guadalajara, a Comil participou de outra feira, a Expo Anpact. Em parceria com a fabricante de chassi Volvo também exibiu o modelo Comil Campione DD.
No País, a fabricante de carrocerias atua pela Comilbus Mexico S.A., na cidade de Querétaro. Além de fechar negócios de vendas de ônibus já montados, a unidade agora monta e acopla aos chassis carrocerias feitas no Brasil e enviadas ao México em sistema de PKD – Partial Knock Down.
A Comil tem como planejamento estratégico lançar outros modelos no mercado mexicano em parceria com montadoras locais.
Fonte: Canal do Ônibus