Comil se fortalece no Sudeste e Marcopolo vende modelo de luxo para o Peru

O ano de 2013 não foi como as empresas fabricantes de ônibus esperavam, mas o número de vendas foi positivo e quase bateu recorde histórico, ficando apenas atrás de 2011. Copa do Mundo, obras de mobilidade, licitações e negócios no exterior mostram que, se não houver um grande imprevisto, o ano de 2014 deve ser promissor.
Duas grandes fabricantes de carrocerias do País, a Marcopolo e Comil divulgaram nesta terça-feira, dia 25 de março de 2014, resultados de negociações no País e vendas para o mercado exterior. A Comil destacou negócios na região Sudeste do País entre 2013 e este ano e a Marcopolo, hoje a maior encarroçadora brasileira, anunciou a venda de dez ônibus de alto padrão para o Peru.
Comil: Após ter um segundo semestre de 2013 marcado pelo lançamento do ônibus para fretamento e turismo Versátile Gold, apresentar ao mercado mexicano o modelo Campione DD (de dois andares) e inaugurar uma fábrica de ônibus exclusiva para veículos urbanos em Lorena, no Interior de São Paulo, a Comil fez um balanço do que considera importantes negociações que ampliaram a participação da marca na região Sudeste do País.
No balanço da Comil, divulgado nesta terça-feira, dia 25 de março de 2014, a empresa destaca negociações com novos clientes nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Para os capixabas, a Comil vendeu duas unidades do Campione HD – ônibusa de alto padrão – e uma do Campione 3.25 à Marlim Azul Turismo. Ainda no Espírito Santo, a JR Turismo adquiriu dois ônibus de luxo: um Campione HD e um Campione DD. As duas  empresas que fazem turismo rodoviário jamais tinham comprado produtos da Comil.
No Rio de Janeiro, a Lev Transportes, pertencente ao Grupo Ita e que atua no fretamento de passageiros em todo Estado, comprou inicialmente três unidades do modelo Versátile antigo e outros 12 ônibus modelo Versátile Gold, lançado em julho na feira de transportes Transpúblico.
Ainda no Rio, a Comil destaca a negociação com uma empresa que já é cliente da marca: Transmagoo Turismo e Fretamento que comprou 13 unidades do Campione 3.25, já em operação no serviço de transporte de trabalhadores na região de Rezende.
No Estado de São Paulo, a marca frisou a negociação de 68 ônibus para o Grupo Santa Cruz. Com mais de 60 anos de operação e cerca de 800 ônibus em toda a frota, o Grupo Santa Cruz fez a seguinte compra dos 68 ônibus:  40 Campione 3.25, seis Campione 3.45, sete Svelto  (modelo urbano), nove micros Piá e ainda seis Campione HD, modelo voltado para transporte executivo de alto padrão.A 
Eliz Line Transporte e Turismo, de Bauru, no interior de São Paulo, comprou 10 ônibus  Versatile Gold para modernização da frota e dos serviços de fretamento.
No segmento de urbanos, antes mesmo da inauguração da nova planta em Lorena, no mês de dezembro, a unidade já tinha modelos encomendados. Antes a produção de urbanos e rodoviários era dividida na sede em Erechim, no Rio Grande do Sul, que passou a fabricar majoritariamente produtos rodoviários.
A Comil destaca encomendas de cooperativas de transportes da cidade de São Paulo, com os 59 veículos para a Cooper Pam e a Cooper Líder.
Marcopolo: Liderando a fabricação de ônibus no Brasil (se somadas todas as categorias), a Marcopolo anuncia o que considera mais um importante negócio para o mercado externo. Nesta terça-feira, dia 25 de março de 2014, a encarroçadora com sede em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, informou que vendeu dez ônibus rodoviários Paradiso 1800 Double Decker (dois andares) para o Grupo Civa, um dos principais operadores de transporte de passageiros do Peru.
Um dos motivos, segundo a Marcopolo, de o Grupo Civa ter escolhido o modelo se deve à alta sofisticação do ônibus, essencial para empresas que precisam conquistar clientes num mercado cujo nível de exigência é cada vez maior: o de rotas turísticas nacionais.
As poltronas são do tipo leito, que reclinam 150 graus, e confeccionadas com espuma viscoelástica que se molda ao corpo do passageiro.
Os ônibus comprados pelos peruanos do Grupo Civa são encarroçados sobre chassi Scania K 410 6×2*4 e possuem capacidade para transportar 43 passageiros. O chassi possui o terceiro eixo direcional, ou seja, as últimas rodas também esterçam, a exemplo do conjunto da frente, o que facilita nas curvas, aumenta o raio de giro e diminuiu o desgaste dos pneus.
O Marcopolo Paradiso 1800 DD nesta configuração possui dois sanitários, sendo um em cada andar. Também fazem parte do modelo sistemas de som e de vídeo, ar-condicionado, calefação, três monitores de 15 polegadas no piso superior e outros dois de 23, sendo um no piso superior e outro no piso inferior, para melhor qualidade na reprodução de DVDs.
Em nota, a Marcopolo reafirma seus planos de faturamento e fabricação neste ano. “Para 2014, a Marcopolo tem a expectativa de atingir a receita líquida consolidada de R$ 3,8 bilhões (R$ 4,4 bilhões no padrão contábil anterior); e, produzir 20.850 ônibus nas unidades do Brasil e do exterior (33.000 unidades no padrão contábil anterior).”

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