Até a sexta-feira, 30, véspera do início de operações do Aeroporto Aluízio Alves, o Departamento Estadual de Trânsito (DER) irá autorizar a mudança no percurso de nove linhas do transporte público intermunicipal para atender aos usuários do novo terminal. Estas linhas, que já operavam no município de São Gonçalo, serão estendidas até o aeroporto.
A previsão é de que sejam realizadas, já a partir do próximo sábado, 134 viagens diárias interligando o aeroporto à Natal através de seis linhas regulares. Os trajetos serão operados por nove empresas, das quais somente uma é de ônibus. O transporte alternativo, que utiliza microônibus, responde por cinco linhas e 35% das viagens previstas.
Em Natal, será possível ingressar nestes veículos em vários pontos da cidade. Pelo menos duas destas linhas passam pelo terminal rodoviário de Natal. Os demais trechos contemplam a Cidade Alta, Ribeira, Tirol e uma, especificamente, vai até a Avenida Roberto Freire e o Campus. Para os horários de pico, a previsão é de que estes veículos saiam de São Gonçalo a cada 10 ou 15 minutos. Fora do horário de pico, o intervalo é de até uma hora entre um e outro.
Como se trata apenas da extensão de linhas já existentes, é dispensada a necessidade de concorrência pública. O diretor geral do DER, Demetrio Torres, explicou que a autorização de mudança de percurso é uma decisão administrativa e não será publicada no Diário Oficial. “A autorização passa a valer a partir do dia 31 de maio porque não faz sentido iniciar a modificação antes do início das operações no aeroporto”, explicou.
A solicitação para a extensão dos trechos foi feita ao DER pelo consórcio Inframérica, que administrará o aeroporto pelos próximos 25 anos. As empresas de transporte, por sua vez, submeterão ao órgão regulador o número de linhas que poderiam adequar ao novo trecho. O DER autorizou somente a quantidade que considerou suficiente para atender a demanda.
O diretor de Transportes do DER, Ivanilson Matos, explicou que nos primeiros 60 dias de operação poderão ser feitas alterações mediante o comportamento das linhas e a demanda de fluxo. Somente depois deste período é que as licenças permanentes para o trecho que perpassa o aeroporto serão concedidas. “Todas estas empresas passarão a operar 24h por dia. Mas é lógico que, neste período, isso poderá ser adequado de acordo com os horários do voos, por exemplo”, acrescentou Ivanilson.
Os turistas que forem embarcar em São Gonçalo poderão se beneficiar destas linhas de transporte público, mas, assinalou a adjunta de Transportes, Creuza Brito, não são eles os principais alvos da implantação destes trechos. O DER levou em consideração principalmente os trabalhadores do novo terminal. Nem os ônibus nem os alternativos que vão atuar nestas linhas regulares possuem estrutura suficiente para atender bem a quem vai viajar ou está chegando de viagem. De mais grave, estes veículos não possuem maleiro nem ar-condicionado. “Mas é lógico que vai beneficiar também o turista, até porque sai bem mais barato”, avaliou.
Empresas correm contra o tempo: O prazo de 48h para adequação e início de operação em um novo trecho é considerado curto para a Trampolim da Vitória, empresa de ônibus que irá operar com 86 viagens diárias entre o novo aeroporto e a capital potiguar. O diretor executivo Rodolfo Viveiros explicou que está sendo realizada uma série de ações para minimizar o impacto, mas afiança: precisamos de uns 15 dias para atingir os 100%”.
Entre as ações, está o adiamento das férias de alguns operadores que estavam previstas para junho. Também será necessário reestruturar a garagem da empresa em São Gonçalo do Amaran- te, além da contratação de novos profissionais, sobretudo mecânicos e despachantes. A Trampolim estima ainda que seja necessário ampliar a frota de ônibus para as duas linhas contempladas pela alteração.
Hoje, a empresa trabalha com um monitoramento virtual da rota, que pode ser acompanhada em tempo real pelo usuário. Mas, com a mudança no percurso, este serviço precisará também passar por uma atualização. “E para a empresa contratada concluir este trabalho, não leva menos do que 72h”, afirmou.
A Trampolim também não irá operar inicialmente por 24h. No quatro atual – que pode ser revisto caso da autorização do DER exija -, as viagens começam às 4h30 da manhã e terminam às 00h15, deixando um hiato de pouco mais de quatro horas.
Já a Riograndense, segunda empresa de ônibus que receberá o aval do DER para operar na região, não demonstra preocupação ainda. A linha Natal-Serrinha, via Guajirú, que passará pelo aeroporto, conta atualmente com apenas um ônibus fazendo o percurso. Além disso, atua somente das 5h da manhã as 7h da noite.
O diretor de operações, Luiz Amâncio, explicou que, por enquanto, não serão realizadas mudanças. “As alterações vão ser feitas de acordo com a demanda”, explicou Amâncio, enquanto ia ao acesso norte do novo terminal para avaliar condições na estrada e o aumento real em distância do trecho. Hoje, leva-se cerca de 1h30 para completar o percurso que, estima, ganhará 8 km. “Mas acho que isso não vai impactar muito no tempo de viagem. Talvez nos primeiros dias, porque todo mundo vai querer ir conhecer o novo aeroporto e isso pode engarrafar um pouco o trânsito”, avaliou.
Apesar de a Riograndense confirmar à reportagem que adotará o novo trecho, a empresa não foi citada na lista divulgada pelo DER porque, segundo o órgão, ela pediu para analisar o trajeto antes de começar a operar pelo novo percurso.
Fonte: Novo Jornal