Internacional: Volvo apresenta soluções de transporte de Curitiba em feira de mobilidade em Paris

A Volvo Bus Latin America apresentou algumas soluções de transporte desenvolvidas pela empresa para o sistema de transporte urbano de Curitiba, no Brasil, na European Mobility Exhibition – Transports Publics 2014 que aconteceu entre 10 e 12 de junho em Paris.
Curitiba será a cidade de honra da Feira Europeia de Mobilidade que, neste ano, tem o transporte público como foco principal. Esta é a primeira vez que uma cidade não europeia é homenageada como convidada de honra. Curitiba, segundo os organizadores é uma cidade modelo, especialmente na área do transporte público. O BRT (Bus Rapid Transit) curitibano é considerado seguro e confortável, com projetos de ampliação e inovação tecnológica.
“Temos uma longa parceira com a Prefeitura de Curitiba e nos sentimos honrados em apresentá-la na feira. A cidade inovou ao apostar em um sistema de transporte urbano baseado em ônibus e virou referência ao criar o primeiro BRT do mundo. O espírito inovador de Curitiba somou-se ao espírito inovador da Volvo e nos levou a desenvolver, no Brasil, o ônibus biarticulado que se tornou  um modelo global”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
Desde a instalação de sua planta fabril em Curitiba, no final da década de 70, a Volvo se comprometeu a trazer para o Brasil, e para a cidade, o que há de mais moderno e avançado em transporte.  Os primeiros ônibus articulados da marca, com capacidade de transporte 80% superior os veículos que circulavam na cidade até então, entraram em operação no sistema de transporte urbano em 1980.  Equipado com motor entre eixos e suspensão a ar era o que havia de mais avançado na época.
Dez anos depois, a demanda aumentou e o sistema de transporte da cidade precisava de um ônibus maior, com mais capacidade de passageiros. Foi então que a Volvo desenvolveu, no Brasil, o ônibus biarticulado. Os primeiros veículos começaram a circular em 1992. Com alta capacidade de transporte, rapidamente o modelo tornou-se um sucesso global e hoje integra sistemas organizados de transporte – BRTs – em todo o mundo. 
Em 2012, a cidade foi a primeira da América Latina a apostar em veículos menos poluentes em seu sistema de transporte urbano, e colocou 30 ônibus híbridos em circulação. “Nosso compromisso de trazer para a cidade, e para o Brasil o que há de mais moderno e inovador para um transporte público de qualidade se mantém”, destaca Pimenta.
No ano passado, a Volvo assinou com a Prefeitura de Curitiba um termo de cooperação técnica, testar o “Green Light”, um dos projetos desenvolvidos pelo Grupo Volvo que contribui para a melhoria da mobilidade urbana. Além de Curitiba, a solução está em demonstração em Gotemburgo, na Suécia; em Viena, na Áustria; e em Salermo, na Itália.
Fonte: Volvo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo