Desenvolvido para aplicação nos modernos sistemas de transporte coletivo em grandes centros urbanos, os ônibus Marcopolo Torino, Viale BRT e Viale BRS, são os mais avançados modelos já fabricados no Brasil. Concebidos com inéditos conceitos de design, ergonomia, conforto, segurança, eficiência e uma gama completa de versões (convencional, articulada e biarticulada), possuem capacidade para transportar até 270 passageiros.
Segundo Paulo Corso, diretor de operações comerciais da Marcopolo, os ônibus foram projetados para os diferentes sistemas BRT brasileiros. “Nossos modelos estão operando em diversas cidades, como no Transcarioca e no TransOeste, do Rio de Janeiro; no Move, em Belo Horizonte, e no Via Livre, em Recife, entre outros. Seria muito bom se todas as médias e grandes cidades brasileiras adotassem o sistema e vissem os importantes benefícios e vantagens que proporciona para os cidadãos e, sobretudo, para a mobilidade urbana”, destaca o executivo.
Os ônibus Marcopolo têm desenho moderno e exclusivos conjuntos ópticos dianteiro e traseiro em LEDs, que garantem melhor iluminação e reforçam a identidade da marca. Primeiro ônibus urbano do mercado brasileiro a contar com Daytime Running Light, dispositivo de acendimento automático das luzes de posição durante o dia, os modelos Viale BRT e BRS inovam nos conceitos de ocupação de espaço, segurança e de ergonomia. A maior largura interna, associada à configuração das poltronas, proporciona ampla área livre e facilita a circulação dos passageiros, tornando a viagem mais cômoda e confortável. Com maior altura interna, permite a inclusão de eficientes dutos de ar, alto-falantes e espaço para propaganda nas laterais superiores.
“Pensando na diversidade e nas características de cada município brasileiro, a Marcopolo desenvolveu o Viale com diferentes configurações e capacidades de passageiros, acessibilidade e altura da plataforma. O Viale BRT biarticulado é o maior já feito no Brasil, com 28 metros de comprimento e capacidade para 270 passageiros, 50% a mais do que os modelos convencionais utilizados até agora do sistema BRT da cidade carioca. O veículo é equipado com vidros colados, sistemas de ar-condicionado e de GPS e gravações sonoras para informar as paradas aos usuários.”, explica Paulo Corso, diretor de operações comerciais mercado interno.
Fonte: Secco Comunicação