O consultor técnico do Sindicato das Empresas de Transporte Público (Seturn), Nilson Queiroga, fala que extensão dos corredores exclusivos para ônibus em Natal deverá chegar a 100 quilômetros. Embora não tenha dito em quanto tempo isso deverá acontecer, Queiroga fala que um plano de mobilidade contemplando essa distância já foi entregue à Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU).
Segundo ele, o fato é positivo porque o tempo gasto naquele percurso reduziu pela metade, traduzindo em mais conforto e eficiência no transporte.
O Seturn apresentou à Secretaria de Transporte um plano de mobilidade contemplando as quatro regiões de Natal, totalizando 100 quilômetros de corredores e faixas exclusivas. “Com certeza, se for adotada, irá mudar a imagem do usuário de que o ônibus demora muito, passando a sensação de faltam veículos, quando, na verdade, eles ficam presos no congestionamento”, considera.
Um projeto foi aprovado na Câmara Municipal de Natal para que essa malha viária de ônibus seja estendida e Queiroga fala que a STTU vê com bons olhos e vem prometendo ampliar os corredores para a Zona Norte da cidade, como nas avenidas Felizardo Moura (ligação com a ponte de Igapó), a Presidente Bandeira
O tempo de viagem vai diminuir consideravelmente e a pontualidade nos horários vai melhorar.
Ele também falou sobre os assaltos nos ônibus e reitera a necessidade de aprovação do projeto de automação da cobrança das passagens. Para a sua aplicação, é necessária a regulamentação do poder municipal.
Fonte: Agora RN