No transporte urbano, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) vai reforçar a frota de ônibus em Fortaleza, no próximo domingo, 2, durante o primeiro turno das eleições municipais. A operação vai contar com 1430 coletivos, o que corresponde à frota de sábado, em torno de 70% dos dias úteis.
Conforme a Etufor, as 122 linhas ganharão o reforço, mas o aumento de cada uma vai depender das demandas das localidades onde estão os maiores colégios eleitorais da Capital. A operação começa às 7 horas e deve ser encerrada às 17 horas. A tarifa social vai valer normalmente no domingo. A passagem custa R$ 2,15 (inteira) e R$ 1,00 (meia).
O movimento de ônibus e passageiros que utilizam o sistema de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, gerenciado pelo Governo do Ceará, terá um aumento de 54% em relação ao mesmo período das eleições municipais de 2012.
Dessa forma, 67 mil passageiros embarcarão para os municípios do Estado, utilizando 466 ônibus. Em período normal, o movimento é de 35 mil passageiros com o uso de 214 ônibus. O movimento maior previsto será sábado, dia 1º de outubro, quando 18 mil passageiros embarcarão nos ônibus que operam nas linhas intermunicipais.
Ficha técnica do movimento no terminal de passageiros Engenheiro João Tomé, em Fortaleza, no período das eleições municipais de 2016:
1-Aumento de 54% no número de passageiros e de ônibus em relação ao mesmo período das eleições municipais de 2012;
2-Período: De 28 de setembro a 2 de outubro (de quarta a domingo);
3-Estimativa total de passageiros: 67mil, uma média de 13,4 mil, sendo que sábado, dia 1º de outubro, a estimativa é de embarcarem 18 mil passageiros;
4-Estimativa total de ônibus: 466 veículos;
5-Neste período, as empresas não são autorizadas a fazer fretamento de ônibus de outras empresas.
Fonte: Fortalbus