Ônibus de alto luxo têm retirado passageiros do avião no Japão

A concorrência entre o setor aéreo e o setor de transportes terrestres não ocorre apenas no Brasil. Em diversas partes do mundo, ônibus, trens e aviões disputam passageiros. Como resultado, muitas vezes há benefícios para quem precisa se deslocar, seja em relação a preços ou à qualidade.
No Japão, por exemplo, serviços de ônibus de longa distância que até são mais caros em relação às passagens aéreas com desconto têm atraído cada vez mais passageiros. Um dos exemplos é o ônibus de luxo operado pela Nishi-Nippon Railroad Co.

Segundo o portal Mie, especializado em notícias japonesas, os ônibus da linha que parte da cidade de Fukuoka, sudoeste do Japão, às 19h para uma viagem de 14 horas até Tóquio, possuem quatro compartimentos individuais. Cada um tem um assento reclinável que permite ao passageiro repousar de forma confortável. O assento de couro, que mede 80cm por 190cm, também tem a função de massagem. O ônibus oferece também no espaço privado um tablet, tomada e até purificador de ar. O ocupante também pode ajustar a intensidade da luz.
Segundo a empresa, ainda descreve o portal, os serviços começaram em 2014.
Hoje as reservas para os assentos acabam antes das reservas dos assentos convencionais.
FLEXIBILIZAÇÃO DO MERCADO AJUDOU
Os serviços de ônibus de luxo começaram a crescer em 2002, quando o governo flexibilizou a entrada de operadoras turísticas nas linhas de ônibus antes operadas apenas por empresas do setor, que depois seguiram a tendência.
Os ônibus com compartimentos começaram a operar em 2006 a rota Tóquio-Osaka pela JR Bus Kanto Co e pela West JR Bus Co, enquanto a Willer Express Japan Inc seguiu a tendência em 2008.
Já em 2011, a Kaifu – Kankou Co começou a oferecer um ônibus com todos os 12 lugares de compartimentos individuais na rota entre a província de Tokushima e Tóquio. Em 2012, o Ryobi Group também começou a oferecer ônibus que só têm os compartimentos na linha entre Hiroshima e Yokohama. Os veículos têm 14 lugares de luxo.

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