O Elétrico-Híbrido foi testado em Curitiba (PR) e pertence à segunda geração de híbridos da marca. Sua bateria também é recarregada com a energia gerada durante frenagens, assim como nos híbridos de primeira geração. Mas o diferencial é a recarga adicional da bateria do motor elétrico também em estações nos pontos finais de embarque e desembarque de passageiros. A operação dura, no máximo, seis minutos.
A vantagem do Elétrico-Híbrido é sua maior autonomia no modo 100% elétrico e consequente redução de consumo de combustível e de emissão de poluentes. Durante os testes o veículo operou 55% do tempo no modo totalmente elétrico, apresentando consumo de diesel 65% menor que o ônibus convencional a diesel e 20% abaixo do híbrido convencional. A comparação foi possível porque os três estavam circulando na mesma linha, nas mesmas condições de tráfego e de passageiros.
Os testes aconteceram de agosto de 2016 a janeiro de 2017 e realizaram-se por meio de uma parceira entre Volvo, Siemens, Ericsson, URBS, Setransp (Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana), UTFPR (Universidade Tecnológica do Paraná) e as empresas de transporte urbano Redentor, Cidade Sorriso e Glória.
Fonte e foto: Revista Eu Rodo