Uma pequena cidade na Islândia, chamada Ísafjörður, está experimentando as faixas de pedestres 3D, com o objetivo de fazer os motoristas reduzirem a velocidade em ruas estreitas de áreas residenciais. A pintura das faixas no pavimento faz parecer que as listras estão sobre a rua, como blocos. Segundo a imprensa local, a ideia foi copiada de Nova Deli, na Índia.
O conselho municipal decidirá se novas faixas 3D serão adicionadas em Ísafjörður. Mas ainda não há comprovação de que a estratégia surte efeitos na prevenção a acidentes.
A diminuição da velocidade nas vias é uma das medidas apontadas pela ONU (Organização das Nações Unidas) para reduzir a mortalidade em acidentes. Conforme o Relatório Global sobre o Estado da Segurança Viária 2015, da OMS (Organização Mundial da Saúde), metade das mortes no trânsito de todo o mundo ocorre entre motociclistas (23%), pedestres (22%) e ciclistas (4%). No documento, a organização recomenda que os limites de velocidade máxima nas localidades devem ser inferiores ou iguais a 50 km/h.
Além disso, as autoridades locais devem ter o poder de legislar sobre a redução dos limites de velocidade, para que levem em consideração as circunstâncias locais, tais como escolas ou grandes concentrações de usuários vulneráveis das vias. No entanto, apenas 47 países (representando 950 milhões de pessoas) cumprem ambos os critérios legislativos para as melhores práticas sobre gestão da velocidade em áreas urbanas.
Fotos: Ágúst G. Atlason
CNT