Com a constante renovação das frotas das empresas permissionárias das linhas urbanas e intermunicipais que operam na Grande Natal, ainda que em considerável parte através de ônibus usados, a norma PROCONVE P7 – também conhecida por Euro V – em vigor desde 2012 e cujo maior objetivo é diminuir os índices de poluição no ar, começa a se tornar significativa nas ruas e estradas da capital potiguar e sua região metropolitana depois de 5 anos da sua obrigatoriedade na produção de caminhões e ônibus da indústria brasileira.
Tem se tornado cada vez mais comum a presença de veículos com a tecnologia Euro V na Grande Natal. Entre as empresas que têm trazido às suas frotas ônibus com a tecnologia, estão as urbanas Reunidas, Santa Maria, Via Sul e Cidade do Natal, em recentes renovações. Na região metropolitana, além das empresas Cidade das Dunas e Campos, a Trampolim da Vitória deverá colocar em operação, em breve, veículos com a norma menos poluente.
Até o final do ano, cerca de 12% da frota de ônibus urbanos da Grande Natal estará equipada com o sistema Euro V, isto representa um incremento nos últimos dois anos de aproximadamente 100 ônibus e uma melhora significativa, haja vista que até o ano de 2015 menos de 1% da referida frota tinha esta tecnologia inibidora de poluição.
No mais atualizado ranking elaborado pelo Unibus-RN, a empresa de linhas urbanas Cidade do Natal continua na liderança por manter proporcionalmente a maior frota de ônibus dotado com a norma Proconve P7, equivalente a 40% de sua garagem, com 11 veículos adquiridos novos de fábrica e os outros 10 comprados de segunda mão.
Na segunda posição envolvendo todas as empresas da Grande Natal, a Via Sul permissionária de linhas urbanas aparece com quase 36% de sua frota ativa equipada com sistema Euro V, ou 16 dos seus 45 veículos operantes, com 6 ônibus vindo de fábrica e outros 10 adquiridos usados de outras empresas.
Em seguida, vem a empresa Reunidas que detém uma frota com quase 24% da sua garagem providos da nova norma, correspondendo a 25 ônibus dotados com a referida tecnologia e representando, em números absolutos, a maior frota Euro V da Grande Natal, sendo 15 comprados zero quilômetros e outros 10 vindos usados de outras empresas.
Ainda sem uma renovação de frota que já completou 5 anos sem aquisição de nenhum ônibus novo direto da fábrica, a empresa Nossa Senhora da Conceição fica com a lanterna deste comparativo por possuir proporcionalmente a maior frota sem o moderno sistema inibidor de poluição que por sua vez já está prestes a completar uma vigência de 6 anos no mercado.
Equipe Unibus-RN