Ilustração |
O lucro da divisão de veículos comerciais VW Truck & Bus, que reúne as marcas MAN, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), encerrou 2017 com lucro operacional 27,6% maior na comparação com o ano anterior, ao atingir € 1,7 bilhão, informa em comunicado. O faturamento conjunto resultou em € 23,9 bilhões, crescimento de 12,1% no comparativo anual. MAN e Scania contribuíram com faturamento e lucros operacionais positivos, enquanto a VWCO, embora o faturamento tenha sido positivo, ainda registrou prejuízo, segundo o balanço divulgado pelo grupo.
A Volkswagen viu seu prejuízo diminuir 44,7% de um ano para o outro, ao registrar perdas de € 105 milhões. Por outro lado, o faturamento cresceu expressivos 32,5%, com ganhos de € 1,1 bilhão.
Por sua vez, a MAN faturou € 10 bilhões em 2017, alta de 8,6%, enquanto o resultado operacional avançou 27,9%, para € 532 milhões. A Scania também registrou números positivos, com alta de 13,2% para o faturamento, que chegou a € 12,8 bilhões. O lucro operacional subiu para € 11,3 bilhão.
As vendas somadas do grupo superaram os 206 mil veículos, alta de 12% sobre o volume de 2016.
“O grupo Volkswagen Truck & Bus apresentou novamente evolução positiva em 2017. Progredimos de forma continuada. Os resultados mostram que a nossa estratégia global Champion é acertada e que os investimentos apresentam os primeiros frutos. Geramos valor agregado a cada dia para nossos clientes assim como para nosso acionista”, declarou em nota CEO da Volkswagen Truck & Bus e membro da direção do Grupo Volkswagen, Andreas Renschler.
Desde 2015, quando o Grupo VW decidiu agrupar suas marcas de caminhões e ônibus MAN, Scania e Volkswagen, em uma empresa juridicamente independente, o faturamento aumentou, em média, 8,2% ao ano, enquanto o lucro operacional (resultado operacional antes de itens especiais ou extraordinários) cresceu 27,4%, em média.
“Fortalecemos continuamente nossa posição global de mercado e melhoramos nossa rentabilidade. Como grupo forte, a Volkswagen Truck & Bus alcançou desde o começo um crescimento sustentável e lucrativo. Isto é uma ótima evidência da bem-sucedida cooperação entre nossas marcas. Estamos confiantes de podermos continuar a estabelecer novas sinergias no futuro”, disse o CFO da Volkswagen Truck & Bus, Matthias Gründler.
Portal Automotive Business