Um dos valores que o SEST SENAT sempre manteve ao longo da sua história é a responsabilidade socioambiental. Por isso, a instituição vem ampliando, a cada ano, as suas ações de sustentabilidade, seja na eficiência dos seus gastos, seja por meio do estímulo ao consumo consciente e à redução de impactos ambientais.
Foto: Divulgação SEST SENAT |
O tema é central no plano de expansão do SEST SENAT, que deve contar com mais de 200 Unidades instaladas até o fim de 2019. Os projetos das Unidades que foram inauguradas recentemente e das que serão ao longo dos próximos meses contam com inovações que ampliam a sustentabilidade das atividades e a economia de recursos naturais.
As instalações estão recebendo placas fotovoltaicas que aproveitam a luz emitida pelo sol para a geração de eletricidade. Esse é um exemplo de energia renovável que não agride o meio ambiente. Além das placas fotovoltaicas, as novas Unidades contam com iluminação de LED, que aumenta a eficiência energética e diminui o consumo de energia, além de sistemas de reutilização de água de chuva. Somadas a tudo isso, estão as lixeiras de coleta seletiva, que fazem com que seja possível realizar a separação do material descartado.
Qualificação
A diretora-executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, ressalta que a questão da sustentabilidade está presente nas ações de capacitação profissional e em campanhas nacionais promovidas pela instituição. “Por meio da atuação das Unidades, que já realizaram mais de 118 milhões de atendimentos ao longo de 25 anos, o SEST SENAT contribui para elevar o engajamento e a conscientização dos trabalhadores do transporte e da comunidade. Dessa forma, não apenas o setor é beneficiado, mas também toda a sociedade”, explica Nicole Goulart.
A qualificação dos profissionais do transporte é fator decisivo para elevar a sustentabilidade da atividade transportadora. Isso porque, com profissionais bem preparados, é possível promover a redução do consumo de combustível, o que impacta, consequentemente, a diminuição das emissões de poluentes.
Por isso, está em desenvolvimento o Programa de Aperfeiçoamento para Eficiência Energética, em parceria com a CNT (Confederação Nacional do Transporte) e o ITL (Instituto de Transporte e Logística). O programa, iniciado em 2017, prevê a formação de profissionais do setor para a condução econômica, gestão de combustível e gestão de frotas. A meta é treinar 55 mil profissionais, entre motoristas de caminhão, motoristas de ônibus, gestores de frotas e transportadores autônomos, até 2020. Entre dezembro de 2017 e janeiro deste ano, cerca de 400 alunos participaram das turmas-piloto.
O SEST SENAT também oferta cursos presenciais e a distância que abordam temas relacionados à redução do impacto ambiental do transporte. Os cursos presenciais são gratuitos para trabalhadores do transporte contribuintes. Os cursos a distância são gratuitos para toda a comunidade.
Despoluir
O SEST SENAT ainda realiza, em parceria com a CNT, o maior programa ambiental voltado para o setor de transporte no Brasil: o Despoluir. Em 2017, o programa completou dez anos de atuação. Nesse período, o Despoluir atendeu mais de 19 mil empresas, mais de 22 mil caminhoneiros autônomos e realizou mais de 2 milhões de avaliações ambientais.
DESPOLUIR