Uber inclui itinerários do transporte público e vende passagens nos EUA

A Uber inaugurou em Denver, capital do estado americano do Colorado, uma nova funcionalidade em seu aplicativo de viagens: os usuários da cidade poderão comparar a opção de transporte público com as corridas tradicionais de carro.
Uber inaugura serviço para ônibus e metrô em em Denver (EUA) – créditos: Urban Adventures
Na primeira quinzena de janeiro de 2019, Fred Jones, diretor da Uber em Londres, adiantou os planos futuros da empresa: “Com o tempo, nosso objetivo é ajudar as pessoas a substituir seus carros por seus smartphones, oferecendo uma variedade de opções de mobilidade – sejam carros, bicicletas ou transporte público – tudo no aplicativo Uber.”
Em resumo, a empresa quer ser vista como uma grande plataforma de mobilidade, ao invés de um serviço de viagens localizadas por automóveis.
Com a novidade, o usuário do app poderá visualizar diversas opções de trajetos pelos vários modais existentes na cidade, incluindo o custo de cada uma.
Compra do bilhete
A ideia é apresentar ao morador de Denver, cidade com mais de 700 mil habitantes, os vários meios que ele tem à sua disposição para se mover de um lugar a outro, calculando tempo, trajeto e valor.
Mas não fica apenas no visual a novidade que a multinacional está lançando em primeira mão na cidade americana. Caso opte pelo transporte público, o usuário terá como comprar bilhete para o ônibus, trem ou metrô dentro do app, graças a uma parceria feita com a empresa de venda de passagens Masabi.
Outra parceira, feita com o app Moovit, permite o acesso às direções de trajeto e horários de ônibus ou trens.
A escolha por Denver é justificada porque líderes locais passaram a investir em uma nova rede de ônibus e trens regionais. Reich aponta que a cidade pareceu ser inovadora e com um pensamento para o futuro. Além disso, o município já trabalha com o aplicativo de venda de ingressos para dispositivos móveis Wasabi.
A Uber, pelo que dizem seus executivos, pretende aumentar a integração com os modos de transporte coletivo, na melhor opção da “última milha” (last mile). Ou seja, oferecendo o trajeto final da estação do metrô, trem ou terminal/ponto de ônibus para o destino final.
No Rio de Janeiro já houve um ensaio dessa parceria, com o app de viagens oferecendo descontos para usuários do Metrô.
Uber Juntos gera conflitos no Brasil
No Brasil, o transporte por ônibus passa já há alguns anos por uma crise crescente de evasão de passageiros, e enxerga nos serviços da Uber um ponto de conflito.
É o caso da modalidade “Uber Juntos”, que promove o compartilhamento do mesmo carro por pessoas que não se conhecem, mas que embarcam e desembarcam em pontos determinados pelo aplicativo ao longo do itinerário, elaborado de acordo com as solicitações.
Para as empresas de ônibus, a modalidade não passa de transporte coletivo, igual ao que elas fazem, mas sem as mesmas exigências, como horários, itinerários fixos e transporte de gratuidades.
Apesar de o Uber Juntos funcionar em somente seis cidades, entidades representativas das empresa de ônibus de capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza, Aracaju e Maceió, além de nove cidades da região metropolitana do Rio de Janeiro, formalizaram queixas contra a modalidade. Em Aracaju e Maceió o serviço ainda não tem data para começar, segundo a Uber, mas a queixa já foi formalizada.
Mobilize Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo