O Procon Estadual do Rio de Janeiro autuou a empresa responsável pela RioCard, a Riopar Participações S.A., na última segunda-feira, 17 de junho de 2019. A notificação foi feita por serviços mal prestados.
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil – Ilustração |
Os fiscais realizaram operações em pontos de recarga de diversas estações de trens, VLT, barcas e BRT. A empresa tem dez dias após a notificação para apresentar sua defesa ao Departamento Jurídico do Procon-RJ. Caso não apresente ou os argumentos não sejam acatados pelo órgão de defesa do consumidor, será aplicada uma multa.
Entre os problemas, os fiscais identificaram algumas máquinas quebradas ou com mal funcionamento, ausência de funcionários para orientar os passageiros, cartões que não são carregados ou falham na ativação, falta de um telefone gratuito para informações e ausência de detalhes sobre tipo de pagamento que as máquinas aceitam.
Os fiscais identificaram ainda longas filas para o atendimento dos passageiros, o que fere os direitos do consumidor, segundo informações do Procon.
Em nota ao Diário do Transporte, a Riocard Mais informou que iniciou no último mês um processo contínuo de mudança, que está dividido por fases. Mesmo tendo aplicado as alterações, a empresa se comprometeu a analisar e revisar os pontos indicados pelo Procon.
Confira a nota, na íntegra:
A Riocard Mais esclarece que iniciou no último mês um processo contínuo de mudança, que está dividido por fases. A reformulação, estruturada após realizar pesquisa com os próprios clientes, já pode ser notada pelos usuários. O lançamento do cartão Riocard Mais, os serviços disponíveis em um repaginado aplicativo, a nova plataforma de atendimento ao cliente por meio da inteligência artificial ‘Tomais’ e a criação de um clube de vantagens que garantirá descontos em pontos comerciais conveniados já são exemplos do novo período. Vale ressaltar que foi montada a Central de Monitoramento para acompanhar, em tempo real, a operação de cerca de 400 máquinas de recarga em todo o Estado do Rio e, desde então, a disponibilidade dos equipamentos já chegou a 90%. As próximas fases contemplarão outros tipos de cartões e os demais canais de atendimento.
Mesmo tendo aplicado mudanças solicitadas pelos próprios clientes, a Riocard Mais se compromete analisar e revisar os pontos indicados pelo Procon. A empresa mantém um sistema de bilhetagem eletrônica que é um dos mais modernos do país, sendo referência internacional. O cartão é multimodal, aceito em todos os meios de transporte público e está presente em mais de 40 cidades em todo o Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, são 8 milhões de cartões ativos e, por mês, são realizadas mais de 150 milhões de transações eletrônicas com os cartões Riocard Mais, que conta com uma ampla rede de atendimento aos clientes com 23 lojas físicas e oferece mais de 1.200 pontos de recarga em todo o Estado, com a instalação de equipamentos em pontos comerciais, como farmácias, supermercados e bancas de jornal, além de contar com a facilidade de adquirir seus créditos de transporte através do aplicativo Riocard Mais.
Diário do Transporte