Trabalhando para promover cada vez mais o Programa Ambiental do Transporte – Despoluir, a Fetronor contratou a TMP Ambiental, empresa de consultoria, para dar continuidade ao diagnóstico socioambiental nas empresas do Rio Grande do Norte. O relatório realizado no período de agosto a setembro de 2019 apresentou verificação positiva em relação a 2017, apontando melhorias e avanços na gestão ambiental das empresas de transporte.
As vistorias para a elaboração do diagnóstico foram realizadas nas 13 empresas potiguares filiadas com o objetivo de analisar e identificar a evolução das adequações realizadas para a melhoria dos aspectos ambientais. Foram realizadas desde a verificação da infraestrutura para manuseio adequado de produtos perigosos, documentação de legislação ambiental vigente, gestão de resíduos, emissão de efluentes, reaproveitamento de insumos ambientais, até as boas práticas de sustentabilidade.
“Durante a elaboração do diagnóstico foi analisada a situação das empresas no ano de 2017 em relação ao ano de 2019 e o resultado foi satisfatório com a maioria das empresas. Verificou-se grandes melhorias e avanços, principalmente nas adequações ambientais”, explica Yassodhara Medeiros, gestora da TMP Ambiental. Vale destacar que no ano de 2017 foram vistoriadas onze empresas nas quais pode ser verificada a evolução, em 2019 foram adicionadas mais duas, totalizando 13.
Cada empresa do Rio Grande do Norte receberá um relatório individual e de acordo com o presidente da Fetronor, Eudo Laranjeiras, o diagnóstico socioambiental também será realizado nas empresas filiadas dos estados de Pernambuco e Paraíba. “Entendemos que a boa gestão ambiental é de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável das empresas do setor de transportes de passageiros”, disse Eudo.
FETRONOR