Aplicativo completou 15 anos, e anunciou a ampliação de seu serviço de rotas em tempo real para 74 cidades
O Google Maps, ferramenta bem conhecida dos usuários do transporte público, completou 15 anos na última quinta-feira (6). E para marcar a data a empresa anuncia a ampliação do seu serviço de rotas de ônibus em tempo real para mais 74 cidades, como incluindo Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Mossoró, todas do Rio Grande do Norte. Além delas, outras cidades do Brasil como Recife, Salvador, Guarulhos, Maceió, Aracaju, entre várias outras também estão na lista do Google.
Segundo o Google, a atualização será distribuída “nos próximos meses”, e ficará disponível na web e nos aplicativos para Android, iPhone e iPad.
Vale dizer que algumas das cidades citadas, como Recife e Salvador, já têm disponíveis as rotas do transporte público no Google Maps; a novidade é que a posição dos ônibus aparecerá no mapa ‘em tempo real’. Essa foi a estratégia da empresa, que ao longo do tempo foi expandindo o serviço a cidades como Fortaleza, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre, onde inclusive aparecem rotas de ônibus intermunicipais. Já cidades de São Paulo e Rio de Janeiro dispõem desse recurso em tempo real há mais tempo ainda.
Além das rotas, segundo a empresa agora será possível consultar, diretamente no Maps, detalhes como quantidade de paradas e horários programados de cada linha. As informações vêm do CittaMobi, serviço que reúne dados sobre linhas de ônibus em diversas cidades do Brasil.
Ampliação
Nos próximos meses, o aplicativo com o recurso em tempo real aparecerá nos seguintes municípios:
Maceió (AL); Macapá (AP); Camaçari, Juazeiro, Salvador, Simões Filho e Vitória da Conquista (BA); Brasília (DF); Colatina e Linhares (ES); Além Paraíba e Juiz de Fora (MG); Santa Rita (PB); Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Petrolina, Recife, São Lourenço da Mata (PE); Belford Roxo, Itaperuna, Niterói, Nova Iguaçu, Pinheiral, Resende, São João da Barra e Volta Redonda (RJ); Mossoró, Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante (RN); Pelotas e Rio Grande (RS); Aracaju (SE); Águas de Lindóia, Barueri, Bebedouro, Caieiras, Cajamar, Cotia, Diadema, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Ilhabela, Itapevi, Itapira, Itaquaquecetuba, Itatiba, Jacareí, Jaguariúna, Jandira, Jarinu, Jundiaí, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Ribeirão Preto, Salto, São Caetano do Sul, São Carlos, São Sebastião, Sorocaba e Taubaté.
Com informações do Mobilize Brasil
Foto: Reprodução/ Pixabay