O transporte público pode sobreviver à pandemia? Especialistas alertam sobre perigo da crise

Da NBC News
Foto: Elianderson Silva/Ilustração/Arquivo

A pandemia COVID-19 atingiu duramente alguns sistemas de transporte público.

O número de passageiros na Autoridade de Transporte Metropolitano de Nova York (MTA) e no sistema de metrô de Londres caiu inicialmente em cerca de 95%, e desde então se recuperou para apenas cerca de um terço dos níveis do ano passado. E embora esses números tenham se recuperado, o número de passageiros tende a diminuir no curto e médio prazo.

Mas não é isso que preocupa os especialistas. Com a crise econômica que as cidades ao redor do mundo enfrentam devido ao impacto econômico da pandemia, os governos podem cortar fundos devido à diminuição do número de passageiros. Isso pode criar o que alguns chamam de “espiral da morte” – um ciclo de serviços precários e ainda menos passageiros.

“Não hesito em dizer que a demanda será menor do que antes da pandemia”, disse Greg Marsden, professor de governança de transporte da Universidade de Leeds, no Reino Unido. “Será menos porque estamos entrando em uma recessão massiva e porque as pessoas adaptaram seus comportamentos”, acrescentou.

“O que realmente importa é como administramos a transição”, acrescentou. “Se estivermos errados, será muito difícil recuperar os serviços de transporte público depois que eles forem eliminados.”

Os próximos anos serão críticos à medida que ficar mais claro quantas pessoas continuarão a trabalhar em casa ou usar transporte privado e à medida que os governos forem pressionados a fazer cortes que podem prejudicar os sistemas de transporte nos próximos anos.

[É assim que 2020 mudou nossa relação com a Internet e a tecnologia, possivelmente para sempre]

“À medida que avançamos para 2021 e 2022, os governos terão menos dinheiro e começarão a administrar suas prioridades de gastos públicos . É aí que reside a zona de perigo”, disse Richard Anderson, Co-Diretor de Estratégia de Transporte do Imperial College of Londres.

O transporte público raramente é lucrativo, mas é essencial para o sucesso das grandes cidades, segundo Anderson, que comparou a redução dos gastos com transporte público a “matar a galinha dos ovos de ouro”.

Lições da Ásia

Redes de transporte em países onde as infecções permaneceram relativamente baixas, como Taiwan e Coréia do Sul, podem oferecer pistas sobre como o transporte público funcionará após a pandemia e conselhos sobre como atrair os passageiros mais cautelosos.

É improvável que a queda da receita seja sustentável para a maioria das redes de transporte, visto que as vacinas contra o coronavírus levarão meses para serem distribuídas em massa e ainda mais para que as restrições sejam atenuadas.

Enquanto isso, o metrô de Taipei, cujo tráfego em outubro foi apenas 15% menor do que em 2019, lançou uma campanha de desinfecção, contratou centenas de funcionários e mobilizou voluntários para fazer a varredura da temperatura corporal dos passageiros nas catracas.

Em Seul, as autoridades de transporte disponibilizaram on-line os níveis de congestionamento para que os passageiros planejassem suas viagens e evitem aglomerações e, por meio de um aplicativo, foi possível informar aos passageiros que não estão usando máscaras.

Mas há limites para comparar a experiência asiática com outras regiões. Suas cidades são geralmente densamente povoadas, o que dificulta as alternativas ao transporte público (como dirigir para o trabalho ou trabalhar de casa). O continente também passou por outras pandemias nos últimos anos, como a SARS, e é mais usado para uso de máscaras e distanciamento social.

Apelo emocional

No Ocidente, não está claro quantos passageiros retornarão ao transporte público. Uma pesquisa na França realizada em setembro revelou que 69% o fariam novamente, enquanto outra no nordeste dos Estados Unidos em abril e maio constatou que 92% o fariam.

Embora o número de passageiros permaneça baixo, especialistas em transporte pediram aos legisladores que olhem além do número bruto de passageiros ao tomar decisões financeiras.

[Essas famílias sem-teto não se qualificam para a ajuda do Congresso para o coronavírus]

O transporte público foi um salva-vidas durante a pandemia para trabalhadores essenciais e aqueles com renda mais baixa, muitos dos quais não podem trabalhar em casa ou pagar por seus próprios carros.

Cortar fundos para transporte também afetaria desproporcionalmente mulheres e minorias étnicas. Uma pesquisa descobriu que os usuários de transporte público nos Estados Unidos durante o auge da pandemia eram “predominantemente mulheres e pessoas de cor” e que profissionais de saúde e funcionários de serviços de alimentação estavam entre as principais profissões que o utilizavam.

Os defensores do transporte público dizem que ele deve ser apoiado apelando-se para argumentos emocionais junto com os econômicos e medidas práticas para melhorar sua eficiência.

Mohamed Mezghani, secretário-geral da International Public Transport Association, com sede em Bruxelas, apontou uma iniciativa em Viena que convida os passageiros a enviar selfies usando o transporte público para exibir nas telas das estações.

“Precisamos agir em dois níveis, o racional e o emocional”, disse ele.

“É importante provocar sentimentos positivos em relação ao transporte público. As pessoas devem ter orgulho de usá-lo. É como reciclar. Os cidadãos fazem porque há um sentimento de satisfação, porque é um comportamento cívico”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo