Florianópolis ganha ciclovia elevada, com árvores, e trechos em ciclofaixa

Do OCP News
Foto: Leonardo Sousa/PMF

Implantada ao longo de uma grande avenida, estrutura cicloviária de 3,3 km conecta dois bairros da capital catarinense e passa por dois campus universitários

Dentro de duas semanas, segundo a Prefeitura de Florianópolis, deverão estar concluídos os 3,3 km de estrutura cicloviária implantada ao longo da Avenida Madre Benvenuta. Essa via é estratégica para quem pedala, pois além de interligar dois bairros – da Trindade e do Santa Mônica -, fica em uma região servida por dois campus universitários: UFSC e UDESC.

O trecho em ciclofaixa deve ser entregue nos próximos dias na Trindade. E também as obras de revitalização da avenida pelos lados do Santa Mônica – que já dispunha de ciclofaixa e ciclovia em pontos descontínuos – onde será finalizada a implantação de uma ciclovia central.

A ciclovia central, de 600 metros de extensão, inicia na altura do Angeloni e vai até próximo da Udesc, e foi projetada nos moldes da estrutura existente na Avenida Paulista, em São Paulo. Trata-se de uma ciclovia elevada e bidirecional, ou seja, fica acima do nível da via e conta com duas faixas em sentidos contrários.

Já a nova ciclofaixa, no lado direito da Madre Benvenuta, sentido Trindade-Santa Mônica, vai garantir maior conforto e segurança aos ciclistas que quiserem alcançar a ciclofaixa existente entre o Shopping Iguatemi e o Angeloni, após atravessarem a Avenida Professor Henrique da Silva Fontes.

A ciclovia central, que recebeu proteção lateral com guarda-corpo, além de iluminação cênica, também foi projetada de modo a manter as árvores do antigo canteiro da Avenida Madre Benvenuta, tendo, inclusive, recebido grelhas de proteção.

Revitalização

As obras de revitalização da Avenida Madre Benvenuta, que abrange os bairros da Trindade e do Santa Mônica, iniciaram na segunda quinzena de janeiro, ao custo de R$ 5,2 milhões. Os trabalho incluem ainda a restauração do pavimento asfáltico e obras de drenagem, ambos já concluídos.

“A revitalização vai contribuir, e muito, para a mobilidade urbana, uma vez que é circuito de várias universidades e acesso à SC-404 (Rodovia Admar Gonzaga), que também é rota para as praias”, atesta o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina.

Para o término dos serviços falta apenas a restauração do passeio (calçada), no trecho oposto à Udesc, e a sinalização viária, no lado da Trindade, diz a prefeitura, acrescentando que a restauração de passeios e meio-fios segue as normas de acessibilidade.

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