Por UNIBUS RN
Foto: Júnior Mendes/Ilustração
O diretor executivo da RN CARD, empresa do sistema de bilhetagem eletrônica que atua na Grande Natal, Gino Costa, anunciou que o sistema de transporte intermunicipal do Rio Grande do Norte poderá ser pago através dos celulares dos usuários, por meio de aplicativo. A novidade foi explicada durante a participação de Gino em uma live realizada pelo consultor técnico da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor), Wellington Oliveira, no Instagram, na noite desta quarta-feira, dia 02 de setembro.
Gino não detalhou quando a novidade vai entrar em vigor, mas garantiu que “esse é o futuro”, e deu detalhes de como a tecnologia vai funcionar após ser questionado sobre o pagamento do transporte através do cartão de crédito: “A primeira etapa do processo do pagamento (da tarifa) por cartão de crédito vai ser por um aplicativo. Na base dele, o usuário terá uma carteira virtual para os pagamentos, com cartões, boletos e etc. E a partir de então, o usuário poderá usar no transporte pagando pelo próprio celular”, explicou.
Para que a novidade entre em vigor, os validadores dos ônibus que utilizam o RN CARD precisam ser substituídos para a versão atual produzida pela TransData Smart, marca responsável pela tecnologia. O validador “V6” já está presente nos ônibus da capital, Natal, e em parte do transporte intermunicipal que aceita os cartões “NatalCard”, além dos ônibus que atuam com a bilhetagem eletrônica do “Bem Card”.
Já no sistema RN CARD, os novos validadores estão presente apenas nos micro-ônibus dos alternativos que passaram a aceitar o sistema de bilhetagem a partir de 2019, como as linhas opcionais de Nova Parnamirim e o transporte municipal de São Gonçalo do Amarante, operado pela Cooptagran. Na maioria das empresas de ônibus e opcionais que aceitam o RN CARD, o validador antigo ainda permanece.
Segundo a TransData Smart, pagamentos com celulares NFC ou QR Code, rapidez na leitura e validação, com tempo de 0,35 segundos, e conectividade Wi-Fi 3G/4G são características tecnológicas presentes no validador V6, o que deverá permitir que os planos anunciados pelo diretor da RN CARD se tornem realidade para o transporte da Grande Natal.
Expansão da área de atuação
A RN CARD anunciou, através das suas redes sociais, a expansão na área de atuação. Além de uma postagem com a foto da praia de Genipabu, no litoral norte, a empresa também informou que iria aumentar sua área de atuação em São Gonçalo do Amarante, mas ainda não deu detalhes de quais as linhas irão aceitar o sistema de bilhetagem eletrônica.
Parceria com o SETRANS/RN
Wellington Oliveira, consultor técnico da FETRONOR, destacou a importância do advento da tecnologia também nas linhas intermunicipais que atendem ao interior do Estado, indo além da região metropolitana. Na live realizada, eles debateram a implantação do sistema informatizado de vendas de passagens, para as linhas do interior. A ação está sendo realizada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Rio Grande do Norte (SETRANS/RN), em parceria com o RN CARD, empresa pioneira no sistema de bilhetagem eletrônica no Brasil, criada em 1996, quando se chamava, inicialmente, “Trampolim Card”, voltada para os ônibus da empresa Trampolim da Vitória.
Segundo Welligton, o adevento da tecnologia nas linhas intermunicipais vai permitir uma melhor qualidade na prestação de serviço das empresas que atendem o transporte rodoviário no RN, controlando custos e acompanhando com eficácia os dados referentes as gratuidades.
A live desta quarta-feira foi o segundo encontro virtual realizado por Welligton em seu Instagram @wellingtonoliveira3925, em uma série denominada “O transporte em evidência”. Na semana passada, a conversa foi com o vice-presidente do SETRNAS/RN e diretor da empresa Cabral, Francisco Cabral. O próximo encontro deverá acontecer na próxima quarta-feira, mas o convidado ainda não foi anunciado.