Eletra celebra certificação de São Paulo como cidade modelo em sustentabilidade

Eletra celebra certificação de São Paulo como cidade modelo em sustentabilidade

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Eletra Bus)

A cidade de São Paulo recebeu, na última sexta-feira (31), a certificação da Organização das Nações Unidas (ONU) que reconhece a capital paulista como cidade modelo em sustentabilidade urbana. Entre as iniciativas destacadas pela ONU está a implantação de uma frota de cerca de mil ônibus elétricos nas linhas municipais geridas pela SPTrans (São Paulo Transporte).

A Eletra Industrial, empresa brasileira fabricante de ônibus elétricos e desenvolvedora de soluções em eletrificação, comemorou o reconhecimento e destacou o orgulho de contribuir diretamente para o avanço da mobilidade sustentável no país. Dos cerca de mil ônibus elétricos que circulam na capital, mais da metade é da marca Eletra, que atua em parceria com WEG, Caio e Mercedes-Benz no fornecimento de veículos elétricos tanto para São Paulo quanto para outras regiões do Brasil.

“O orgulho que temos é de sermos brasileiros. Somos uma empresa genuinamente nacional contribuindo para uma conquista internacional. Não apenas vendemos ônibus para São Paulo, mas participamos de todo o processo de descarbonização”, afirmou Milena Braga Romano, diretora-presidente da Eletra Industrial. Segundo ela, a empresa trabalha com soluções desenvolvidas sob medida, em parceria com gestores públicos e operadoras de transporte.

Na mesma semana da certificação, a Eletra lançou sua marca própria de chassis 100% nacionais para ônibus elétricos, além da consultoria Eletra Consult, que desenvolve modelos de eletrificação sob demanda. O serviço abrange desde o planejamento das garagens e avaliação da rede elétrica até o estudo de linhas de financiamento, capacitação de equipes e suporte pós-venda.

Preparação para a COP30
A certificação da ONU foi entregue durante a abertura do workshop internacional “Rumo à COP30: Conectando Cidades e Natureza”, promovido pela Prefeitura de São Paulo em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O evento, parte do Hub Green Sampa, integra a preparação da cidade para a COP30 – Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, que ocorrerá em Belém (PA) entre 10 e 21 de novembro.

A Eletra também participa das atividades oficiais da COP30 e é uma das responsáveis pelo maior legado de mobilidade da história do Pará. Em parceria com a BRT-Amazônia, a empresa é transportadora oficial do evento e fornece os 40 ônibus elétricos que integram o novo sistema BRT da Região Metropolitana de Belém, inaugurado em 1º de novembro.

“O BRT de Belém representa a realização de um sonho da população e evidencia nossa vocação em ir além da fabricação de ônibus. Atuamos como desenvolvedores de soluções completas, com suporte técnico e consultoria”, explicou a diretora comercial da Eletra, Ieda Oliveira.

Sistema BRT de Belém
Com 10,8 quilômetros de extensão, o novo corredor liga Belém aos municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará, seguindo pela BR-316. O trecho conecta o túnel do Entroncamento, em Belém, até as proximidades da rodovia PA-483, em Marituba.

A frota do sistema conta com 265 ônibus novos, sendo 225 movidos a diesel Euro 6 — que emitem 75% menos poluentes que os modelos Euro 5 — e 40 elétricos totalmente nacionais, sem emissões durante a operação. Os veículos elétricos contam com tecnologia Eletra, chassis Mercedes-Benz, carroceria Caio e baterias e motores fornecidos pela WEG.

Os 40 ônibus elétricos operam nas faixas expressas da BR-316, ligando os terminais de Marituba, Ananindeua e São Brás, enquanto os modelos a diesel Euro 6 atendem às linhas que conectam os bairros da Região Metropolitana aos terminais de integração, ao Ver-o-Peso e à Universidade Federal do Pará (UFPA).

Com a expansão da frota elétrica e o avanço da infraestrutura de transporte sustentável, a Eletra reforça sua presença como protagonista da mobilidade verde no país, consolidando o papel do Brasil na agenda global de descarbonização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.