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Scania lança nova plataforma de propulsão para ônibus com versões a diesel e híbrida plug-in

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Scania)

A Scania anunciou neste mês o lançamento de uma nova plataforma de propulsão para ônibus, disponível em versões a diesel e híbrida plug-in. De acordo com a fabricante, os chassis já estão preparados para atender às normas da legislação Euro 7 de emissões poluentes, que passará a vigorar na Europa para veículos pesados a partir de 2031.

A versão a diesel, denominada Scania Super, combina motor de 13 litros com a transmissão Opticruise. Segundo a montadora, o conjunto é capaz de gerar até 8% de economia de combustível em comparação com a geração anterior. A empresa informou ainda que o modelo foi projetado para alcançar até 2 milhões de quilômetros rodados.

A nova plataforma híbrida plug-in (PHEV) foi desenvolvida para atender operações em zonas de emissão zero, sem comprometer a autonomia. O sistema combina motor elétrico integrado à caixa de câmbio powershift de seis velocidades, possibilitando quatro modos de operação: elétrico, híbrido, sustentação de carga e carregamento forçado.

Segundo dados da fabricante, o chassi híbrido oferece até 80 quilômetros de autonomia elétrica. O modelo também conta com a tecnologia Scania Zone, baseada em geofencing, que cria áreas virtuais em mapas digitais e identifica automaticamente a entrada ou saída do veículo em regiões específicas. Dessa forma, o sistema alterna entre os modos elétrico e híbrido em trechos pré-estabelecidos, o que, conforme a Scania, pode proporcionar redução de até 40% no consumo de combustível e nas emissões em rotas mistas.

Carl-Johan Lööf, chefe de Gestão de Produtos para Soluções de Transporte de Pessoas da Scania, afirmou que os novos trens de força oferecem alternativas competitivas aos operadores de ônibus de longa distância, considerando diferentes especificações, necessidades e desafios do setor.

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