Volvo apresenta chassi elétrico BZRLE com piso baixo e amplia portfólio no Brasil

Volvo apresenta chassi elétrico BZRLE com piso baixo e amplia portfólio no Brasil

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volvo do Brasil)

A Volvo apresentou o chassi elétrico urbano BZRLE durante o Seminário NTU 2025, realizado nos dias 12 e 13 de agosto, em Brasília (DF). O modelo tem piso baixo, atende à demanda de grandes metrópoles como São Paulo, Goiânia, Brasília e Porto Alegre e amplia a linha de ônibus elétricos da marca no país.

Com o lançamento, a fabricante passa a oferecer a mais ampla gama de chassis a bateria do setor no Brasil, que inclui os modelos padron, piso baixo, articulado e biarticulado. O novo BZRLE foi desenvolvido para facilitar o embarque e desembarque de passageiros e integra a família formada pelos chassis BZL, BZR, BZRLE, BZRT articulado e BZRT biarticulado.

Plataforma conhecida
O BZRLE utiliza a mesma plataforma dos ônibus a diesel da Volvo, com chassi, freios e eixos já consolidados entre os operadores. O veículo tem tração 4×2, pode receber carrocerias de até 13,5 metros e transportar até 90 passageiros. A motorização conta com um ou dois propulsores de 200 kW cada, totalizando até 400 kW (540 cv).

Com quatro ou cinco baterias de íons-lítio de 90 kWh cada, o modelo alcança autonomia de até 300 quilômetros. O sistema de carregamento é compatível com tomada CCS2 de até 250 kWh, permitindo recarga completa em cerca de uma hora.

Segurança e eficiência
Entre os diferenciais, o chassi conta com caixa automatizada de duas velocidades, que proporciona até 35% de regeneração energética nas frenagens, e compressor de ar de última geração, que reduz o nível de ruído interno. A direção eletro-hidráulica pode ser equipada opcionalmente com o sistema Volvo Dynamic Steering (VDS), que amplia o conforto e a segurança ao dirigir.

O BZRLE também vem preparado para o sistema “Zonas de Segurança”, que utiliza GPS para reduzir automaticamente a velocidade em áreas de risco, como proximidades de terminais, escolas e hospitais.

Sustentabilidade
Com emissão zero de poluentes, o novo chassi integra a estratégia global do Grupo Volvo de reduzir a zero as emissões de CO₂ de origem fóssil até 2040.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.