Relatório destaca desafios e avanços da digitalização no transporte rodoviário na América Latina

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volvo do Brasil)

Um novo relatório da Reserhub revela o panorama da digitalização no setor de transporte terrestre na América Latina e aponta oportunidades para empresas que desejam avançar na venda on-line de passagens. O estudo mostra que, apesar de movimentar significativamente mais passageiros que a aviação, o setor ainda investe pouco em tecnologia.

De acordo com os dados apresentados, em 2023, o volume de passageiros transportados por ônibus intermunicipais na América Latina foi expressivo: 3,7 bilhões no México, 212 milhões no Brasil, 83 milhões no Peru e 56 milhões na Colômbia. Mesmo com esses números, a digitalização do setor ainda é considerada incipiente, especialmente quando comparada à indústria aérea.

Segundo projeções da Skift Advisory, o mercado de reservas on-line na América Latina deve crescer de US$ 47 bilhões, em 2024, para US\$ 84 bilhões em 2028. A Reserhub alerta que “adotar uma estratégia digital posicionará as empresas com vantagem em um mercado que avança rapidamente na digitalização”.

O relatório indica que o Chile lidera o processo de digitalização entre os países da região, impulsionado principalmente pelo elevado nível de bancarização da população. Já México, Peru e Colômbia estão em fase de transição, com maior uso de aplicativos móveis, mas ainda enfrentam resistência em terminais mais tradicionais. No Brasil, as vendas on-line já superam 65% em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, mas há disparidades regionais — em estados como Maranhão e Pará, o índice fica abaixo de 40%.

A pandemia da Covid-19 foi identificada como um fator de aceleração do processo digital, inicialmente puxado pelos marketplaces. Nos anos seguintes, os canais diretos — como sites e aplicativos próprios das empresas — passaram a ganhar força, especialmente no Brasil e no México.

Outro ponto abordado pelo relatório é o comportamento do passageiro. A pesquisa indica que o viajante busca mais autonomia: 65% das transações on-line são feitas via smartphone, a maioria realiza a compra com até sete dias de antecedência e fatores como preço e promoções influenciam diretamente na decisão de compra. Além disso, cerca de 60% dos passageiros na América Latina já demonstram preferência por comprar passagens de forma digital.

A Reserhub reforça que “assumir o controle do canal de vendas direto permite que as empresas rodoviárias otimizem cada real gerado por passagem, reduzindo intermediários, ajustando comissões e melhorando a experiência do passageiro”. O documento conclui que, diante do crescimento previsto do mercado digital, empresas que investirem em tecnologia e integração de canais poderão ampliar sua competitividade nos próximos anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.