Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Iveco Group)
A De Lijn, empresa pública responsável pelo transporte coletivo na região de Flandres, no norte da Bélgica, confirmou a aquisição de 100 novos ônibus elétricos articulados E-WAY, da IVECO BUS. O pedido complementa outro contrato já em andamento, que contempla a entrega de 141 veículos do mesmo modelo. As novas unidades têm previsão de entrega a partir do último trimestre de 2026.
Os novos articulados de 18 metros fazem parte do plano estratégico da De Lijn, que pretende alcançar uma operação totalmente livre de emissões até 2035. “A De Lijn busca um transporte público atrativo e totalmente livre de emissões em toda a região de Flandres até 2035,” afirmou a diretora-geral da empresa, Ann Schoubs. “Os ônibus articulados representam uma parte significativa da nossa frota. Portanto, este pedido é muito importante para nós.”
Os veículos adquiridos contarão com equipamentos modernos para garantir conforto e acessibilidade aos passageiros. Segundo a operadora, todos os articulados terão entradas USB para recarga de dispositivos móveis, rampas elétricas para pessoas com mobilidade reduzida, sistema de ventilação e aquecimento aprimorados, além de visores extralargos com informações em tempo real sobre os pontos de parada.
Para a IVECO BUS, a nova encomenda reforça a confiança da operadora belga na fabricante. “Estamos orgulhosos da confiança renovada por parte da De Lijn, o que representa um grande reconhecimento para a nossa marca. Com este novo pedido, a IVECO BUS terá sua maior frota de ônibus elétricos articulados em operação na Bélgica”, afirmou Giorgio Zino, head de Operações Comerciais da IVECO BUS Europa.
O modelo E-WAY é 100% elétrico e tem se consolidado como uma opção sustentável para grandes centros urbanos. Além de emissão zero, o modelo oferece operação silenciosa e autonomia ideal para rotas urbanas de alta demanda.
A De Lijn segue como uma das referências europeias em transição energética no transporte público e fortalece, com essa aquisição, seu compromisso com um sistema de mobilidade urbana mais sustentável, moderno e eficiente.