Marcopolo Rail conclui entrega de composições ferroviárias para a EFE Trenes de Chile

Marcopolo Rail conclui entrega de composições ferroviárias para a EFE Trenes de Chile

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Marcopolo / Secco Comunicação)

A Marcopolo Rail, divisão da Marcopolo especializada em soluções ferroviárias, concluiu o fornecimento das três composições contratadas pela Empresa de Los Ferrocarriles del Estado (EFE Trenes de Chile), empresa pública chilena responsável pela gestão da rede ferroviária do país. O embarque dos dois últimos carros foi realizado nesta semana e marca o encerramento da etapa de produção do maior contrato internacional da Marcopolo Rail em 2024.

De acordo com Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail, o foco agora será acompanhar a entrega final e prestar suporte técnico durante os testes de campo, que ocorrerão no segundo semestre. A expectativa é que os novos veículos comecem a operar ainda este ano, beneficiando mais de 300 mil pessoas da região do Maule, em áreas rurais e costeiras do Chile.

As composições serão destinadas à linha Talca-Constitución, uma rota interurbana com 88 quilômetros de extensão e 11 estações, que atende cerca de 50 mil passageiros por ano entre quatro municípios. O contrato inclui o fornecimento dos trens, peças de reposição e suporte de manutenção.

Os veículos fornecidos são do modelo Prosper e contam com tecnologia Diesel Multiple Unit (DMU), com dois carros por composição e capacidade total para 223 passageiros — sendo 80 sentados e 143 em pé. Os trens são bidirecionais, possuem cabines de operação em ambas as extremidades, sistema de climatização individual por carro, acessibilidade com sanitário adaptado, portas em ambas as laterais, poltronas com apoio de braço, entradas USB e mesas dobráveis.

Para a Marcopolo Rail, a entrega simboliza um avanço importante no setor de mobilidade sobre trilhos e fortalece a presença da empresa no mercado metroferroviário internacional. “Este contrato reforça a posição da Marcopolo Rail como um player relevante na América Latina e abre caminhos para novos negócios no setor ferroviário da região”, destacou Santos.

Criada em 2019, a Marcopolo Rail já desenvolveu projetos importantes, como o Prosper VLT — em operação turística no Rio Grande do Sul — e os people movers que integrarão a linha da CPTM ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), por meio do consórcio AeroGru.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.