Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volvo do Brasil)
A Volvo ampliou seu Centro de Distribuição de Peças (C3), localizado em São José dos Pinhais (PR), na região metropolitana de Curitiba. A estrutura, que atende concessionárias, distribuidores e centros autorizados da marca em todo o Brasil e na América Latina, passou a contar com 43 mil m² de área construída, tornando-se a terceira maior instalação logística da Volvo no mundo.
A expansão faz parte do atual ciclo de investimentos da marca no país, que totaliza R\$ 1,5 bilhão no período de 2023 a 2025. O C3 atende todas as áreas de negócio da Volvo no continente — caminhões, ônibus, equipamentos de construção e motores — e distribui peças para 270 pontos em países que vão do Chile ao México.
Com a ampliação, o centro ganhou mais 10 mil m², sendo 35 mil m² dedicados ao armazenamento e outros 3 mil m² para um Shelter — estrutura que protege os materiais contra intempéries e impactos. O número de posições de armazenagem aumentou de 60 mil para 65 mil, abrigando mais de 4,5 milhões de componentes e 60 mil itens distintos em estoque. A unidade opera 24 horas por dia, sete dias por semana, e conta com 24 docas para carga e descarga, além de um novo pátio para veículos.
Um auditório com capacidade para 147 pessoas também foi construído, voltado ao treinamento e recepção de clientes. De acordo com Luiz Bohatch, vice-presidente da área global de logística de pós-venda da Volvo, a modernização da estrutura trouxe ganhos como maior agilidade nas entregas, melhor controle de estoque e maior flexibilidade operacional. “O layout do C3 foi redesenhado, otimizando o fluxo de trabalho e garantindo mais segurança aos funcionários”, afirma.
A sustentabilidade foi um dos pilares da expansão. Toda a iluminação da área ampliada utiliza tecnologia LED, e a arquitetura favorece a entrada de luz natural. A água da chuva é reaproveitada para limpeza, jardinagem e descarga dos sanitários, gerando uma economia média de 40 mil litros por mês. Além disso, empilhadeiras e demais equipamentos utilizados nas operações são elétricos, o que reduz as emissões e o ruído ambiente.
Além do centro no Paraná, a Volvo mantém armazéns regionais interligados na Argentina, Chile, Peru, Colômbia e México, ampliando a eficiência da logística de pós-venda. Os outros dois grandes centros mundiais da marca estão localizados na Europa e nos Estados Unidos.