Do PORTAL UNIBUS
Foto: Alex Rocha (Prefeitura de Porto Alegre)
Cidades do Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo receberão 98 novos ônibus com tecnologia mais sustentável por meio do eixo de Renovação de Frota do Novo PAC voltado ao setor privado. O investimento total será de R$ 74,2 milhões, com recursos provenientes do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A informação foi publicada na edição desta quinta-feira (22) do Diário Oficial da União.
Os novos veículos, todos equipados com motores Euro 6 – padrão que reduz em até 85% a emissão de poluentes em relação aos modelos anteriores –, são parte dos esforços do Ministério das Cidades para modernizar o transporte público e mitigar os impactos ambientais. Embora ainda movidos a diesel, os ônibus Euro 6 utilizam tecnologias que transformam os gases nocivos em substâncias menos agressivas ou evitam sua liberação na atmosfera.
Do total anunciado, 45 ônibus serão entregues a cinco cidades capixabas: Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica e Guarapari. Eles se somam aos 185 veículos já selecionados anteriormente pelo programa para o Espírito Santo.
Outros 30 veículos irão para Itaquaquecetuba (SP), dentro de um pacote mais amplo que prevê 445 novos ônibus no estado paulista.
Já em Minas Gerais, os municípios de Pouso Alegre e João Monlevade receberão juntos 23 veículos, parte do total de 222 ônibus destinados ao estado pela iniciativa federal.
A renovação da frota integra a estratégia nacional de transição para um transporte público mais moderno e limpo. A seleção mais recente do Novo PAC, divulgada pelo Ministério das Cidades, disponibilizou R$ 8,4 bilhões para apoiar projetos de mobilidade urbana em municípios de médio e grande porte.