Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Luminator / Secco Comunicação)
A Luminator Brasil, empresa especializada em tecnologias de transporte para ônibus e trens, amplia sua atuação internacional e irá exportar mais 400 sistemas de informação “Próxima Parada” para a Rede Metropolitana de Mobilidade (Red Movilidad) de Santiago, no Chile — um dos sistemas de transporte público mais modernos do mundo.
Segundo Guilherme Demore, diretor da Luminator no Brasil, o país andino é hoje o principal mercado da empresa fora do Brasil. “A cada ano, ampliamos nossa presença no mercado chileno, fornecendo desde itinerários eletrônicos, nosso carro-chefe, até sistemas de informação completos, como o Próxima Parada com telas TFT”, afirma.
A expectativa da empresa é dobrar o volume exportado ao Chile em 2025. Para isso, a Luminator vem expandindo sua atuação em toda a América Latina, com reforço da assistência técnica também no México, Colômbia, Peru, Equador, Uruguai, Argentina e Paraguai. O reconhecimento dos operadores é atribuído, segundo a empresa, à agilidade no suporte técnico e na reposição de componentes.
Voy Santiago visita sede da empresa no Brasil
Como parte do programa de relacionamento Portas Abertas, a Luminator recebeu no fim de abril uma comitiva da Voy Santiago, operadora de transporte coletivo da capital chilena e concessionária da Red Movilidad.
Com mais de 20 anos de atuação no setor, a Voy Santiago mantém compromisso com a qualidade e inovação no transporte urbano da América Latina. “Por isso, é importante conhecer como e onde são produzidos os produtos e sistemas que mantêm os passageiros seguros e informados nos ônibus e estações”, destaca Demore.
Além dos itinerários eletrônicos — principal produto exportado do Brasil —, a Luminator fornece à capital chilena os sistemas de informação visual e sonora “Próxima Parada”, já utilizados nos ônibus urbanos da rede metropolitana.