Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Iveco Group)
A produção de veículos na Argentina atingiu 159,5 mil unidades no acumulado de janeiro a abril deste ano, o que representa crescimento de 9,1% em relação ao mesmo período de 2024, conforme dados divulgados pela Asociación de Fábricas de Automotores (Adefa). Somente em abril foram fabricadas 45,5 mil unidades, com alta de 5,8% na comparação anual e de 9,4% sobre março.
De acordo com Martín Zuppi, presidente da Adefa, o desempenho positivo mantém a trajetória de crescimento da indústria automotiva argentina, sustentado principalmente pela reação do mercado interno. “De janeiro a abril as fábricas receberam novos produtos, acompanhando a dinâmica positiva do mercado doméstico, enquanto se ajustam às demandas externas, que estão sujeitas a maior volatilidade”, afirmou o executivo.
Apesar do avanço na produção, as exportações caíram no acumulado do quadrimestre. Foram embarcadas 80,5 mil unidades, retração de 2,9% em relação aos primeiros quatro meses de 2024, reflexo da redução da demanda em mercados parceiros. No mês passado, no entanto, houve reação: foram exportadas 22,6 mil unidades, volume 9,8% superior ao de abril de 2024, embora 6,8% abaixo do total de março deste ano.
O destaque do setor ficou com o mercado interno, que mostrou forte recuperação. As vendas internas somaram 216,5 mil unidades no primeiro quadrimestre, um salto de 83,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Em abril, foram emplacados 54 mil veículos, crescimento de 63,9% sobre abril de 2024 e de 11,6% frente a março.