Transporte metropolitano de Fortaleza deve operar com frota 100% climatizada

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Marcondes Pereira

Desde o dia 02 de maio, todos os ônibus que operam na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) passaram a circular com ar-condicionado, por determinação da Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce). A medida busca oferecer mais conforto à população cearense, sem qualquer custo adicional para os usuários.

A climatização da frota é um dos reflexos da licitação inédita realizada em 2024, com apoio do Governo do Estado, para o serviço de transporte metropolitano regular por ônibus. O novo modelo, pioneiro no Nordeste, adota o sistema de remuneração por quilômetro rodado, o que, além da melhoria na frota, permitiu o congelamento das tarifas, facilitou a expansão de linhas e garantiu maior previsibilidade ao sistema.

Hoje, aproximadamente 2,2 milhões de pessoas utilizam o transporte metropolitano na região. Graças ao subsídio estadual, que cobre parte do custo das tarifas — 39% no serviço regular e 46% no complementar, operado por vans — os passageiros não enfrentam reajustes desde dezembro de 2022.

Antes da licitação, as empresas eram remuneradas apenas pelas passagens vendidas, o que dificultava a implantação de rotas em áreas menos lucrativas. Com o novo modelo, as operadoras passaram a expandir a cobertura, tornando o transporte mais acessível a diversas comunidades da RMF.

O presidente da Arce, Rafael De Paula, destaca que a mudança permite políticas públicas mais eficazes e um serviço mais justo. A agência reforça que cidadãos podem denunciar qualquer descumprimento da medida por meio de sua Ouvidoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.