Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volkswagen)
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) promoveu, em Buenos Aires, na Argentina, sua conferência anual com importadores, reunindo mais de 100 profissionais envolvidos nos negócios internacionais da marca. O encontro reforçou o foco da montadora em sua estratégia de internacionalização e serviu de palco para a apresentação do novo portfólio de veículos voltado ao exterior, com soluções personalizadas para as demandas de cada mercado.
Um dos principais anúncios foi a ampliação da oferta de modelos Euro VI, que, além do México, passam agora a ser comercializados também na Colômbia. Já nos demais mercados de exportação, onde ainda predomina a tecnologia Euro V, a nova geração desses modelos foi apresentada com diversas atualizações voltadas a eficiência, conforto, segurança e tecnologia.
Segundo Frank Gundlach, diretor de Mercados Internacionais da VWCO, os importadores têm papel central na expansão global da marca. “Nossa estratégia de internacionalização é uma prioridade muito importante na empresa. Por isso, iniciamos o lançamento das novas gerações de caminhões e ônibus Volkswagen, que agora chegarão a cada mercado conforme as necessidades locais”, afirmou.
Além do reforço na linha de veículos, a VWCO anunciou investimentos em serviços internacionais, como o VolksAssistance, que oferece suporte ao cliente via WhatsApp, e o pacote de soluções VolksCare, criado para garantir maior disponibilidade dos veículos em operação. A empresa também tem fortalecido sua rede de importadores com novos representantes e ações de capacitação.
Um dos destaques do evento foi o reconhecimento dos melhores importadores no programa Alta Performance, que está em sua terceira edição. A Diesa, do Paraguai, liderou o ranking geral, seguida pela Cemcol, de Honduras, e pela Julio César Lestido, do Uruguai. As categorias de premiação contemplaram áreas como vendas, pós-vendas, marketing, inovação e sustentabilidade. Destaques individuais incluem a Porsche Chile e a Hansa, da Bolívia, além da Grand Lakes, de Angola, e da Euromotors, do Peru.
Entre os aprendizados mais relevantes de 2024, a montadora destacou um programa de demonstração de veículos em Honduras, uma clínica de avaliação de modelos no Chile e uma iniciativa de formação de motoristas mulheres no México. Todos os projetos foram citados como exemplos de boas práticas e inspiração para o planejamento de 2025.
“O foco para este ano é crescer nos mercados onde já atuamos e também abrir novos segmentos estratégicos, como fizemos com a coleta de resíduos e gruas no México. Esse é o caminho para consolidar nossa presença internacional”, finalizou Gundlach.