Mercados de veículos comerciais no Equador e na Colômbia registram quedas expressivas no terceiro trimestre de 2024

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Reprodução (Via Truck & Bus Builder)

O mercado de veículos comerciais no Equador e na Colômbia apresentou um cenário de retração no terceiro trimestre de 2024, acompanhando a tendência de queda observada em diversos países da América Latina.

Ambos os países registraram declínios significativos nas vendas de caminhões, vans e ônibus, segundo dados das respectivas associações automotivas locais.

Queda de 7% no Equador
No Equador, as vendas de veículos comerciais caíram 7,0% no acumulado de janeiro a setembro de 2024, totalizando 11.271 unidades, de acordo com a Associação de Empresas Automotivas do Equador (Aeade). No mesmo período de 2023, foram comercializadas 12.115 unidades.

Todos os principais segmentos registraram retração. As vendas de caminhões caíram 6,6%, com 7.003 unidades comercializadas em 2024, frente a 7.495 no ano anterior. O segmento de vans registrou queda de 5,4%, com 3.678 unidades vendidas, comparado a 3.890 em 2023. O segmento de ônibus foi o mais afetado, com uma redução de 19,2%, caindo de 730 unidades vendidas em 2023 para 590 neste ano.

Entre as marcas que se destacaram, a Hino liderou o mercado de caminhões, com 1.350 unidades vendidas, e também dominou o segmento de ônibus, com 494 unidades. No segmento de vans, a KYC ficou na liderança, com 631 veículos comercializados. A disputa no setor de caminhões foi acirrada entre a Hino e a Sinotruk, que vendeu 1.234 unidades, seguida de perto pela Chevrolet, com 1.222 veículos.

Colômbia registra queda de 27,7%
Na Colômbia, o cenário foi ainda mais desafiador, com uma queda de 27,7% nas vendas de veículos comerciais pesados no terceiro trimestre de 2024, segundo a Associação Nacional de Mobilidade Sustentável (Andemos). Foram comercializados 7.330 veículos, contra 10.145 no mesmo período do ano passado.

A maior queda foi registrada no segmento de cavalos-mecânicos, que teve retração de 42,7%, com 1.200 unidades vendidas, frente às 2.095 do mesmo período em 2023. O segmento de caminhões com PBT acima de 10,5 toneladas também apresentou uma forte queda de 36,5%, com 1.182 veículos vendidos, em comparação com 1.860 no ano anterior. Os caminhões com PBT abaixo de 10,5 toneladas tiveram uma redução mais modesta, de 9,3%, com 3.363 unidades comercializadas.

No transporte de passageiros, o segmento de Busetas (vans) foi o único que registrou crescimento, com um aumento de 32,4% nas vendas, totalizando 274 unidades, em comparação com 207 no mesmo período de 2023. No entanto, as vendas de ônibus caíram 58%, com apenas 398 unidades vendidas, contra 947 no ano anterior. O segmento de micro-ônibus também apresentou retração, com uma queda de 11%, somando 551 unidades vendidas.

Entre as marcas, a Chevrolet liderou as vendas de caminhões com PBT até 10,5 toneladas, com 1.302 unidades comercializadas, seguida pela Foton, com 967, e pela JAC, com 498. Nos caminhões com PBT acima de 10,5 toneladas, a Foton foi a líder, com 366 unidades vendidas, seguida pela Kenworth, com 344, e pela Volkswagen, que registrou um crescimento expressivo de 65,3%, com 334 veículos vendidos.

No segmento de ônibus, micro-ônibus e busetas, a Chevrolet manteve a liderança com 441 veículos vendidos, seguida pela Mercedes-Benz, com 380 unidades, e pela Scania, com 205.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo