Cummins Brasil apresenta soluções inovadoras para descarbonização na Fenatran 2024

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Cummins)

A Cummins Brasil, líder em tecnologia de energia e soluções para a indústria, destaca-se na Fenatran 2024, maior feira de transportes de carga e logística da América Latina, com um portfólio diversificado voltado para a descarbonização e energias renováveis. A empresa, reconhecida por seu papel na construção de um futuro sustentável, coloca o Brasil como protagonista na transição energética, promovendo biocombustíveis, avanços no diesel e a mobilidade elétrica como soluções para o transporte sustentável.

A matriz energética brasileira tem mostrado uma crescente participação de fontes renováveis, como biomassa, energia eólica e solar, que atingiram 49,1% da Oferta Interna de Energia (OIE) em 2023, conforme o Relatório Síntese do Balanço Energético Nacional (BEN) 2024. Essa evolução reflete a expansão da geração de eletricidade a partir dessas fontes e a diminuição gradual do uso de combustíveis fósseis, alinhando-se à transição energética global.

Além disso, o uso de biocombustíveis no Brasil vem crescendo, com destaque para o biometano, que é produzido a partir de resíduos de saneamento e bagaço de cana de açúcar. A Associação Brasileira de Biogás (Abiogás) prevê um aumento de 600% na produção de biometano até 2029.

Inovação e Investimentos da Cummins
Com forte atuação global e local, a Cummins investiu cerca de R$ 7,8 bilhões em pesquisa e desenvolvimento em 2023. No Brasil, a empresa destina anualmente R$ 50 milhões para inovação e conta com um time de 130 engenheiros dedicados ao desenvolvimento de soluções personalizadas. O Centro Técnico Brasil, localizado em Guarulhos (SP), é um hub de inovação reconhecido internacionalmente e deve obter certificações dos Estados Unidos até janeiro de 2025.

“Nossa abordagem multienergética, que alavanca as vantagens competitivas locais, é essencial para impulsionar a economia brasileira e expandir a infraestrutura necessária para uma transição energética eficaz”, comenta Adriano Rishi, presidente da Cummins Brasil.

Soluções sustentáveis e inovadoras
Durante a Fenatran 2024, a Cummins apresentará sua nova plataforma de motores HELM™ (Higher Efficiency Lower Emissions Multiple Fuels), que oferece flexibilidade para operar com diferentes tipos de combustíveis, como diesel, gás natural, biocombustíveis e hidrogênio. A versão X15L da plataforma será um dos destaques, com capacidade para operar com cabeçotes específicos para cada tipo de combustível.

A empresa também traz novidades da Accelera by Cummins, sua marca zero emissão, que inclui a nova geração do e-powertrain 14Xe e a célula de combustível HyPM™ HD44, ambas soluções projetadas para promover o uso de hidrogênio como combustível do futuro.

Alternativas para o mercado brasileiro
A Cummins amplia ainda mais seu portfólio de soluções a gás com os motores B6.7N e M15N, prontos para operar com biometano, oferecendo uma alternativa de baixo carbono para o transporte pesado. O etanol também faz parte da estratégia da empresa, que lançou recentemente o motor QSB7 a etanol, desenvolvido no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo