Comitiva chilena visita Cascavel para conhecer modelo de eletromobilidade integrado

Comitiva chilena visita Cascavel para conhecer modelo de eletromobilidade integrado

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (TEVX Higer Bus)

No último dia 14, uma comitiva formada por representantes das empresas chilenas Nueva Llacolen, San Remo e Rengo Lientu esteve em Cascavel (PR) para conhecer o avançado modelo de eletromobilidade da cidade. Acompanhados pela TEVX Higer e pela empresa Transitar, os visitantes exploraram as instalações do eletroterminal, capaz de carregar simultaneamente até 15 ônibus elétricos, além de conhecerem a usina fotovoltaica e os pontos de recarga rápida.

Segundo Carlos Eduardo Souza, CEO da TEVX Higer, o projeto de Cascavel se destaca por ir além da tecnologia e da sustentabilidade, oferecendo um dimensionamento adequado dos veículos em relação ao peso e à demanda projetada pela cidade. “O modelo se tornou uma referência na América Latina e é um dos projetos que poderão ser replicados em outros locais”, afirmou Souza.

Marcelo Barella, diretor comercial da Higer para a América Latina, destacou o impacto do projeto em outros países. “O projeto de Cascavel é completo, integrando veículos Higer de alta tecnologia e um eletroterminal que já representa uma evolução em relação aos primeiros projetos do tipo. Isso tem atraído o interesse de diversos operadores e cidades que buscam replicar esse modelo de sucesso”, comentou Barella.

A cidade de Cascavel conta com uma frota de 15 ônibus elétricos, sendo 13 modelos “padron” de 13 metros e 2 articulados de 18 metros. A energia utilizada para abastecer a frota é gerada por uma usina fotovoltaica local, e o excedente é direcionado para compensar o consumo de outras unidades do município. Além da redução de emissões de poluentes, o projeto de eletromobilidade contribui para a melhoria da qualidade do ar e a redução do ruído urbano, promovendo uma qualidade de vida melhor para os moradores.

O modelo de Cascavel, com sua combinação de tecnologia, sustentabilidade e integração eficiente, é considerado um exemplo a ser seguido em iniciativas semelhantes na América Latina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo