2300 ônibus novos passaram a circular no Distrito Federal desde 2019

171 linhas de ônibus de Brasília só aceitarão pagamento da tarifa eletronicamente a partir de segunda-feira

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Joel Rodrigues (Agência Brasília)

A partir da próxima segunda-feira (14), mais 171 linhas do transporte público coletivo de Brasília deixarão de aceitar pagamento em dinheiro, seguindo determinação da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF). A atualização inclui 54 linhas da Piracicabana, 30 da Pioneira, 46 da Urbi, 17 da Marechal e 24 da BsBus, que agora farão parte do programa “Dinheiro Não Vai Mais Andar de Ônibus”.

Com essa nova adesão, um total de 433 das 933 linhas do sistema público de transporte aceitará apenas pagamentos por cartões bancários (débito ou crédito), cartões de transporte (Mobilidade e Vale-Transporte) e bilhetes avulsos via QR Code. Os cartões de gratuidades, como Estudantil, PCDs e Sênior, continuarão a ser aceitos.

O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, destacou que “com a adesão dessas 171 linhas ao programa, 46% do sistema passa a ter acesso somente por meios eletrônicos. Atualmente, mais de 87% dos embarques já estão sendo feitos por esses meios, e a previsão é que, até o final do ano, todas as linhas sejam contempladas no programa”.

A implementação do sistema de pagamento de passagens totalmente eletrônico vem sendo feita de forma gradual desde 1º de julho, quando 52 linhas deixaram de aceitar pagamento em espécie. Em 15 de agosto, foram 99 linhas e, em 12 de setembro, outras 111. A medida visa modernizar o sistema de transporte, proporcionando mais segurança e transparência para usuários e prestadores de serviços.

Os usuários que desejam recarregar seus cartões ou solicitar um novo têm à disposição mais de 140 postos de atendimento que aceitam pagamento em dinheiro e cartões de débito. Todos os endereços podem ser consultados no site do BRB Mobilidade. Além disso, quem utiliza o aplicativo BRB Mobilidade pode adquirir créditos de transporte com pagamento via Pix diretamente no app.

Para os passageiros que não possuem cartão ou preferem pagar as passagens em dinheiro, existe a opção de adquirir bilhetes avulsos, que estão disponíveis nas rodoviárias, estações do BRT, pontos de recarga do Cartão Mobilidade e em diversos pontos de maior movimento.

Atualmente, mais de 87% dos usuários do sistema de transporte público coletivo do DF utilizam meios eletrônicos para o pagamento de suas passagens. O uso de dinheiro, que antes representava quase 30% do total de pagamentos, agora corresponde a cerca de 11%. Dados do sistema de bilhetagem eletrônica mostram que 46,6% dos acessos nos ônibus do DF são pagos com Cartão Mobilidade, 33,3% por Vale-Transporte e 8,2% com cartões bancários. O bilhete avulso, lançado em 13 de agosto, conta com apenas 3.065 unidades emitidas até o momento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo