Dia do Trânsito exalta a importância da manutenção preventiva para a segurança nas estradas

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Ana Benet (Pexels)

Neste dia 25 de setembro, é celebrado o Dia do Trânsito, uma data que busca conscientizar a população sobre práticas seguras nas vias. Instituída em 1997, a ocasião destaca a importância da manutenção preventiva de veículos como um dos principais pilares para a segurança no trânsito. A revisão regular dos automóveis pode evitar acidentes, proteger vidas e reduzir custos com reparos emergenciais.

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgados em agosto de 2023, a taxa de mortalidade no trânsito brasileiro aumentou 2,3%, com mais de 390 mil óbitos em acidentes envolvendo meios de transporte terrestres. Esse dado reforça a necessidade de uma manutenção constante dos veículos, especialmente em itens essenciais como freios, suspensão, e motor.

A startup Mecanizou, que conecta oficinas mecânicas a fornecedores de peças automotivas, alerta sobre a importância de cuidar de componentes como discos, pastilhas, óleo, filtros, fluídos, correias, tensores, amortecedores, cabos e velas de ignição. “A manutenção preventiva não só é mais econômica do que a corretiva, como também evita imprevistos, como a quebra do carro em meio a uma viagem, o que pode causar acidentes”, explica Ian Faria, cofundador e CEO da Mecanizou.

Manutenção preventiva: economia e segurança
Realizar revisões periódicas pode gerar uma economia significativa para os proprietários de veículos. Segundo o Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), a manutenção preventiva pode ser até 30% mais barata do que a corretiva. Substituir peças desgastadas antes que causem problemas maiores não só prolonga a vida útil do carro, como também aumenta a segurança no trânsito, diminuindo o risco de falhas mecânicas.

“Muitos motoristas relutam em fazer revisões preventivas por considerarem um gasto desnecessário, mas a troca antecipada de peças evita danos mais graves e custos mais altos no futuro”, afirma Faria.

Sobre a Mecanizou
Fundada em 2020 por Ian Faria e André Simões, a Mecanizou é uma startup que está modernizando o setor de autopeças no Brasil. A empresa utiliza tecnologia e inteligência de dados para facilitar a compra de peças e promover a digitalização nas oficinas mecânicas, tornando o processo mais ágil, econômico e eficiente. Em 2023, a Mecanizou levantou US$ 14,5 milhões em investimentos, liderados pela Monashees, com a participação de Alexia Ventures, FJ Labs e Dalus Capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.