Transporte sobre trilhos movimenta 1,25 bilhão de passageiros no 1º semestre de 2024

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (CBTU Natal)

Os sistemas de metrô, trem urbano, Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e people movers transportaram 1,25 bilhão de passageiros no Brasil no primeiro semestre de 2024, um aumento de 4,4% em relação ao mesmo período de 2023, segundo o Balanço do Setor Metroferroviário divulgado pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos).

Apesar do crescimento, Joubert Flores, presidente do conselho administrativo da ANPTrilhos, aponta que o setor enfrenta dificuldades para recuperar os níveis de demanda anteriores à pandemia. “O trabalho híbrido e remoto mudou o hábito dos passageiros. Além disso, o aumento da frota de veículos particulares e as compras pela internet também influenciam na redução do uso dos transportes sobre trilhos”, explicou Flores.

Em junho de 2024, a frota brasileira de automóveis e motocicletas ultrapassou 90 milhões, um aumento de 3,07% em comparação com o mesmo mês de 2023. As políticas públicas de incentivo à compra de veículos particulares, segundo Flores, dificultam o desenvolvimento de uma mobilidade urbana mais sustentável.

Desafios regionais
Nem todos os estados registraram crescimento no número de passageiros transportados. No Rio Grande do Sul, as enchentes em maio paralisaram o transporte na Região Metropolitana de Porto Alegre por 27 dias, resultando em uma queda de 30% na movimentação de passageiros no semestre.

Outras regiões também registraram reduções: Paraíba (-27,1%), Piauí (-20,7%), Pernambuco (-10,8%) e Rio de Janeiro (-3,5%). No Piauí, as obras de requalificação do Metrô de Teresina resultaram em interrupções temporárias. Na Paraíba, a evasão de passageiros nas estações levou a um declínio na demanda, enquanto em Pernambuco, problemas técnicos impactaram a regularidade do serviço, com melhorias previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2023-2026.

No Rio de Janeiro, a diferença tarifária entre os serviços de trens e ônibus foi um dos fatores responsáveis pela queda na demanda. Esses desafios destacam a necessidade de intervenções estratégicas para melhorar a qualidade e a disponibilidade dos serviços de transporte sobre trilhos.

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