Sistema BRT de Sorocaba completa quatro anos com saldo positivo e novas expectativas

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Michelle Alves (Prefeitura de Sorocaba)

O sistema BRT de Sorocaba celebra quatro anos de operação com resultados positivos. Desde sua inauguração em 30 de agosto de 2020, a concessão já transportou mais de 63 milhões de passageiros. Atualmente, o BRT opera em 24 linhas com uma frota de 123 novos ônibus.

O início do BRT coincidiu com um período desafiador devido à pandemia de Covid-19. Em 2020, apesar das dificuldades, foram ativados o Corredor Itavuvu, o Terminal Vitória Régia e vários corredores estruturais, possibilitando o transporte de mais de 1,7 milhões de passageiros.

Em 2021, o sistema expandiu com o lançamento do Corredor Ipanema, o Terminal São Bento e outros corredores estruturais complementares, resultando em um aumento significativo no número de passageiros para mais de 10 milhões no ano. Em 2022, o número anual de passageiros ultrapassou 15,4 milhões. No ano de 2023, com a pandemia mais controlada e a recuperação das atividades, o sistema registrou 15,6 milhões de passageiros.

Para 2024, com a conclusão do Corredor Estrutural Oeste e do Terminal Ipiranga, o BRT de Sorocaba projeta transportar cerca de 21 milhões de passageiros.

Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba, destaca os resultados animadores dos quatro anos de operação. Segundo ele, o foco na qualidade dos serviços e na experiência do cliente é crucial para o sucesso da operação. “Nosso objetivo é enxergar a cidade pela perspectiva dos nossos clientes. Realizamos eventos especiais, como forró dentro do ônibus e estações temáticas, e promovemos ações inovadoras para atrair mais passageiros. Realizamos pesquisas anuais para avaliar a satisfação e identificar áreas de melhoria”, afirma Andere.

A estrutura atual do sistema BRT inclui dois corredores exclusivos (Itavuvu e Ipanema) na Zona Norte, sete corredores estruturais (Leste, Oeste, Centro, Sul, Américo, Hermelino Matarazzo e G. Osório/Com. Oeterer), 23 estações, três terminais próprios (Vitória Régia, São Bento e Ipiranga) e mais de 128 pontos de parada. O sistema permite integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, e possui um Centro de Controle Operacional (CCO) que monitora toda a operação.

O Sistema Inteligente de Transporte (ITS) do BRT Sorocaba utiliza 14 soluções integradas via Hub Uniq, conectando dispositivos como catracas, bilhetagem, câmeras, sensores das portas, TVs e canais de som. Essa tecnologia avançada contribui para uma operação eficiente e moderna.

Andere destaca que o projeto trouxe transformações significativas para o transporte na cidade. “O sistema inteligente atraiu mais pessoas a optar pelo ônibus em vez de carro ou moto, oferecendo acessibilidade, soluções verdes e previsibilidade nas viagens. A frota conta com ar condicionado, tomadas USB, wi-fi, monitoramento por câmeras e painéis de informações”, conclui.

O projeto BRT Sorocaba representa um investimento de aproximadamente R$ 475 milhões em infraestrutura, projetos, desapropriações, material rodante e ITS. Deste total, R$ 133 milhões vieram da subvenção da Prefeitura de Sorocaba (R$ 127 milhões do Governo Federal e R$ 6 milhões do Município), com o restante sendo responsabilidade da concessionária. Desse montante, R$ 50 milhões foram destinados a tecnologia e inovação.

Este projeto é pioneiro no Brasil como a primeira concessão precedida de obra no setor de transporte coletivo com ônibus e é notável por suas características distintivas. A concessionária investe seu próprio capital para implantar o sistema, operar e manter o sistema, com os investimentos em infraestrutura revertidos para o município ao final da concessão, em 2040.

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