Volkswagen lidera vendas de caminhões elétricos no Brasil no primeiro semestre de 2024

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volkswagen)

A Volkswagen Caminhões e Ônibus liderou as vendas de caminhões elétricos no Brasil no primeiro semestre deste ano, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). A marca comercializou 189 unidades, sendo 100 do modelo e-Delivery de 11 toneladas e 89 do e-Delivery de 14 toneladas. Com esse desempenho, a empresa projeta dobrar as vendas em 2025.

Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus, destacou o crescimento na demanda por caminhões elétricos. “Estamos observando um aumento no interesse das empresas por essa tecnologia. Embora o volume de vendas ainda seja modesto, há sinais claros de melhoria”, afirmou Alouche.

Nos últimos anos, o mercado de caminhões elétricos no Brasil teve um crescimento limitado. No entanto, no primeiro semestre deste ano, as vendas alcançaram 310 unidades, representando um aumento de 56,6% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram comercializadas 198 unidades.

A Volkswagen lidera o mercado com 189 unidades vendidas, detendo 61,0% de participação. A JAC Motors vem em seguida, com 89 veículos vendidos e uma fatia de 28,7% do mercado, enquanto a Volvo ocupa o terceiro lugar com 13 unidades, correspondendo a 4,2% de participação.

No segmento de ônibus elétricos, também houve um crescimento expressivo, com 142 unidades vendidas, em contraste com as 15 unidades no mesmo período de 2023, o que representa uma alta de 846,7%. A Caio Induscar lidera o segmento com 96 unidades vendidas e 67,6% de market share, seguida pela Mercedes-Benz, com 19 veículos (13,4%) e pela BYD, com 10 unidades (7,0%).

Alouche enfatizou o impacto positivo da popularização dos ônibus elétricos no avanço da tecnologia elétrica no setor de transporte de carga. “Os benefícios do silêncio, da economia e das práticas ESG (Environmental, Social, and Governance) estão cada vez mais em evidência”, afirmou.

A recente reimposição de tarifas sobre caminhões importados pode favorecer marcas com fábricas no Brasil. Antes, esses veículos entravam no país com isenção de impostos, mas agora enfrentam uma taxa de 20%, que pode subir para 35%.

Desde 2021, a Volkswagen já vendeu 700 unidades dos caminhões e-Delivery no Brasil.

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