Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Marcopolo / Secco Comunicação)
A Marcopolo, uma das principais desenvolvedoras de mobilidade do mundo, foi novamente reconhecida com o Prêmio Exportação ADVB/RS na categoria Indústria. A premiação destaca a atuação internacional da empresa, que tem conquistado mercados estratégicos em várias regiões do mundo.
No último ano, as exportações e negócios internacionais da Marcopolo somaram R$ 2,66 bilhões, com um crescimento significativo em países como México, Austrália e África do Sul, onde foram entregues 981, 407 e 362 veículos, respectivamente. Esses números representam um aumento de 44,9% no México, 24,1% na Austrália e 35,1% na África do Sul em comparação ao ano anterior.
Esse desempenho é atribuído, em parte, à consolidação da linha de ônibus G8 no México, além da comercialização de soluções de maior valor agregado e da presença da Marcopolo em eventos internacionais de destaque, como a Busworld Europe, realizada na Bélgica.
Além do crescimento nas exportações, a Marcopolo se destaca por sua atuação alinhada aos objetivos globais de redução das emissões de gases poluentes no setor de transporte de passageiros. A operação da empresa na China é um exemplo disso, posicionando-se como um centro de inovação e desenvolvimento de novas tecnologias.
Essas iniciativas consolidaram a Marcopolo como um dos destaques setoriais na 52ª edição do Prêmio Exportação ADVB/RS, categoria Indústria, em um ano em que a companhia celebra 75 anos de atuação. O reconhecimento reforça o compromisso da empresa em desenvolver negócios inovadores que contribuam para o avanço da mobilidade tanto no Brasil quanto no exterior, com foco em oferecer a melhor experiência para operadores, motoristas e passageiros, priorizando conforto, segurança e eficiência.
“Estamos sempre em busca de novas tecnologias e metodologias que nos ajudem a alcançar os melhores resultados. Acompanhamos o processo de evolução constante no mundo para oferecer soluções inovadoras que atendam às demandas do mercado e proporcionem satisfação aos clientes e passageiros”, afirmou José Luis Moraes Goes, diretor de Operações Internacionais e Comercial Mercado Externo da Marcopolo.
No último ano, as operações internacionais da Marcopolo entregaram 2.262 unidades, um aumento de 9,6% em relação ao ano anterior. A receita líquida consolidada da empresa foi de R$ 1,83 bilhão, representando um crescimento de 50,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
“O transporte de passageiros é o nosso principal negócio, e temos uma visão sustentável para expandir nossa atuação nos mercados onde operamos. Seguimos a tendência mundial de sustentabilidade e investimos continuamente em soluções que reduzem a pegada de carbono no setor de transporte, desenvolvendo produtos e componentes mais eficientes do ponto de vista ambiental”, acrescentou Goes.